Uma pessoa é presa tentando fraudar concurso da Polícia Militar em Picos

24/02/2014 12h37


Fonte G1 PI

Imagem: Gil OliveiraClique para ampliarQuartel do Comando Geral da Polícia MIlitar do Piauí.(Imagem:Gil Oliveira)Quartel do Comando Geral da Polícia MIlitar do Piauí.

Uma pessoa foi flagrada tentando fraudar o concurso da Polícia Militar do Piauí em um dos 16 centros de aplicação de provas na cidade de Picos nesse domingo (23), de acordo com o presidente do Núcleo de Concurso de Promoção de Eventos (Nucepe), Jorge Martins Filho.

Segundo Jorge Martins, a polícia investiga o caso. “Ainda não recebemos essas informações mais detalhadas sobre a tentativa de fraude porque isto ainda está a cargo de investigação policial, mas fomos informados que no domingo uma pessoa foi identificada suspeita de tentar fraudar a prova”, revelou.

O suspeito foi descoberto através de rastreadores, segundo o presidente do Nucepe. Sobre a fiscalização das provas, ele explica que são utilizados detectores de metal nos candidatos que estão dentro dos centros de aplicação de provas e existem também pessoas não identificadas da organização do concurso que portam aparelhos pequenos, que cabem nos bolsos.

“Quando é detectado um sinal eletrônico numa sala, passa-se a ter uma abordagem diferenciada. A partir daí, se faz uma espécie de filtragem até chegar à pessoa que porta algum aparelho não permitido”, disse.

De acordo com o Nucepe, este foi o único flagrante de candidato tentando fraudar o concurso neste ano. Jorge Martins avalia como tranquila a aplicação das provas. “O esquema de segurança mais uma vez funcionou. As pessoas desavisadas, ou não, foram identificadas e eliminadas. Alguns candidatos não atentam para as normas e vão fazer a prova, às vezes, sem a identificação correta como, por exemplo, com fotocopia da carteira de identidade, o que não é permitido”, explicou.

Ao todo, 30.506 candidatos se inscreveram para realizar a primeira etapa do concurso público da Polícia Militar do Piauí nesse domingo. As provas foram aplicadas nas cidades de Teresina, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente, entre 9h e 13h. Os inscritos voltaram às salas de aula após o concurso ser cancelado em dezembro do ano passado, por causa de fraudes descobertas durante a Operação Certame no dia da aplicação da prova.

O presidente do Nucepe disse que o gabarito prévio está previsto para ser divulgado nesta terça-feira (25)e o resultado do certame para o dia 28 de março.

Tópicos: candidatos, concurso, provas