Veja 5 dicas de como se preparar para o Concurso Unificado a cinco dias da prova

01/05/2024 12h43


Fonte meionews.com

A exatos cinco dias do CNU (Concurso Nacional Unificado), os 2,1 milhões de aspirantes a servidores públicos vivem uma reta final de dar nos nervos. O domingo (5) será a primeira aplicação do que já vem sendo chamado de maior concurso do país, cujo ineditismo promete nivelar "concurseiros profissionais" a candidatos de primeira viagem.

A seleção guarda 6.640 vagas em 21 órgãos ligados ao governo federal e será aplicada em 228 municípios, de todos os estados do país. Mas, ainda que seja novo no circuito de seleções, o apelidado "Enem dos Concursos" não exige preparações mirabolantes dos candidatos nos dias que antecedem o exame. Reunimos cinco dicas de especialistas de como se preparar para a reta final do CNU. Veja abaixo:

REVISE O QUE JÁ SABE, DEIXE DE LADO O QUE NÃO SABE:
Os últimos dias antes do CNU não devem ser ocupados com tópicos que o candidato não domina ou não conseguiu estudar. Pelo contrário: é mais prudente fixar o conteúdo já estudado do que tentar encaixar mais um assunto -e sentir ainda mais ansiedade no processo. Aposte em materiais enxutos, próprios para revisão, e não volt a vídeoaulas longas ou apostilas com muitos detalhes.

Vale também resolver questões de provas elaboradas pela mesma banca organizadora -no caso, a Fundação Cesgranrio- e analisar o gabarito. "Se errou, por que errou? Se acertou, foi no chute ou por que sabia? Quando olhamos o gabarito, aprendemos com a resposta", diz Ceres Rabelo, mestre em direito e especialista em cursos preparatórios para concursos.

CRIE UMA ESTRATÉGIA DE PROVA:
O tempo para resolução das provas é curto. Em 2h30, pela manhã, os candidatos de nível superior (blocos 1 a 7) terão que resolver 20 questões objetivas de múltipla escolha de conhecimentos gerais e uma pergunta dissertativa de conhecimento específico. Os de nível médio, 20 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e uma redação. À tarde, as provas terão 3h30 de duração. Para candidatos de nível superior, serão 50 perguntas de múltipla escolha de conhecimentos específicos; para nível médio, 40. A dica é criar uma estratégia de gerenciamento de tempo. Ele recomenda, por exemplo, que o concorrente comece a prova pelos assuntos que mais domina, "para ganhar confiança", e deixar as questões com grandes textos de interpretação para o final.

DE OLHO NO PSICOLÓGICO: Na reta final, é provável que sentimentos de ansiedade e nervosismo tomem conta do candidato. Mas, assim como acontece com os vestibulares, o psicológico é um fator de peso no "Enem dos Concursos". Para reduzir a autocobrança, Bezerra recomenda evitar a mentalidade "essa é a prova da minha vida". No campo prático, Ceres Rabelo recomenda atividades físicas leves com alto potencial desestressante, como caminhadas, yoga, pilates e natação. "Mas só até o início da noite, para não atrasar o sono", diz. Meditação e mindfullness também são práticas bem-vindas para controle de ansiedade.

CUIDADO COM A VÉSPERA: Se preferir estudar nas horas imediatamente anteriores à prova, o candidato deve tomar cuidado para "não esticar" muito, recomenda Bezerra. A dica é revisar os últimos detalhes e assuntos "decoreba", como fórmulas matemáticas e alguma legislação específica do bloco escolhido. Mas não se estenda demais: deixe o período da noite para descansar a mente e relaxar. Ainda recomenda evitar consumo de bebidas alcoólicas e comidas que fogem do cardápio tradicional do candidato. "Na véspera, é essencial equilíbrio e tranquilidade. Descanse bem, física e mentalmente, e tenha clareza de que você já fez o que podia."

SEPARE DOCUMENTOS E MATERIAIS DE PROVA COM ANTECEDÊNCIA:
A poucos dias do exame, vale verificar as condições dos materiais necessários. "Um aluno meu já foi desclassificado de um concurso porque a caneta estourou no gabarito e borrou tudo", conta Rabelo. Por isso, teste as canetas -só serão aceitas as pretas com tubo transparente- e leve mais de uma reserva, por precaução. Cheque, também, se o documento original com foto não está perdido. Se tiver, procure formas digitais de verificação de identidade -por exemplo a CNH Digital-, que deverão ser acessados diretamente na entrada da sala de aplicação.

LEMBRE-SE:

- Não será permitido o uso de qualquer relógio, óculos escuros, chapéus, bonés, gorros ou protetores auriculares;

- Alimentos devem estar lacrados, e garrafas de água precisam ser transparentes;

- Use roupas e sapatos confortáveis -cheque, por exemplo, a temperatura no dia da prova e se previna caso a sala de aplicação não tenha ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado.

*Com informações da FolhaPress - Tamara Nassif

Confira as últimas notícias sobre Concursos e Empregos: florianonews.com/concursos-e-empregos
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews