A mensagem secreta inscrita no quadro O Grito pelo próprio autor da obra

22/02/2021 19h17


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
 O artista Edvard Munch escreveu mensagens secretas em sua pintura de O Grito, demonstrou um scan infravermelho feito no quadro.

Uma frase pequena e quase invisível escrita em uma das pinturas mais conhecidas do mundo sempre foram a causa de muitas conjecturas no mundo da arte.

As palavras "Só pode ter sido pintado por um louco" estão inscritas a lápis no canto superior esquerdo.

Agora, novos exames feitos pelo Museu Nacional da Noruega confirmaram que a anotação foi feita pelo próprio Munch.

A pintura original, exibida pela primeira vez na cidade natal de Munch, Oslo (então Kristiania), em 1893, tornou-se uma expressão radical e atemporal da ansiedade humana. Sua influência se estende desde filmes de terror de Hollywood a emojis modernos.

A obra passou por conservação em preparação para sua instalação no novo museu, que deve ser inaugurado na capital norueguesa no próximo ano.

Os críticos de arte há muito questionam se a mensagem era um ato de vandalismo feito por um espectador indignado ou se fora escrita pelo próprio Munch - conhecido por ter tido problemas de saúde mental ao longo de sua vida.

O museu concluiu que as palavras foram escritas por Munch, após usar a tecnologia para analisar a caligrafia e compará-la com seus próprios diários e cartas.

"A escrita é, sem dúvida, do próprio Munch", disse a curadora do museu, Mai Britt Guleng.

"A caligrafia, assim como os acontecimentos ocorridos em 1895, quando Munch apresentou a pintura na Noruega pela primeira vez, apontam no mesmo sentido."

Em 1994, O Grito foi roubado de um museu de arte norueguês. O quadro foi recuperado por detetives britânicos, em uma operação secreta ousada.


Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: museu, escrita, munch