A obra de arte vendida durante o regime nazista que a França vai devolver a família judia

17/03/2021 18h28


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA França vai devolver um quadro do famoso pintor austríaco Gustav Klimt para os herdeiros de uma família judia que se viu forçada a vendê-lo para tentar sobreviver durante o regime(Imagem:Reprodução)
 A França vai devolver um quadro do famoso pintor austríaco Gustav Klimt para os herdeiros de uma família judia que se viu forçada a vendê-lo para tentar sobreviver durante o regime nazista, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial.

A ministra da Cultura da França, Roselyne Bachelot, disse que restituir a pintura aos seus verdadeiros donos é um reconhecimento dos crimes sofridos por eles. Segundo ela, o quadro é uma testemunha das "vidas destruídas" pelos nazistas.

O governo francês comprou a pintura, a sua única de Klimt, em 1980, sem saber da história por trás da comercialização do quadro.

Antes da Segunda Guerra Mundial eclodir, a dona de "Rosier sous les Arbres" (Roseiras sobre as Árvores) era Nora Stiasny, de uma conhecida família judia na Áustria.

Ela herdou o quadro do tio, o empresário austríaco e colecionador de arte Viktor Zuckerkandi, contou a ministra da Cultura da França numa coletiva de imprensa no Musée dOrsay, em Paris.



Tópicos: quadro, franca, famoso