Artista de Teresina apresenta suas obras em quadro emocionante no Caldeirão com Mion
17/08/2024 19h20Fonte Meio News
Imagem: Reprodução/InternetA piauiense Letice, de 18 anos, participou do programa global Caldeirão com Mion
A artista e palestrante Letice Santiago, de 18 anos, natural de Teresina, no Piauí, participou neste sábado (17) do quadro “Arte Transforma” do programa ‘Caldeirão com Mion’, da Rede Globo. O quadro tem como objetivo dar espaço para artistas PcDs mostrarem todo o seu talento nas mais diversas formas de arte. Letice tem autismo grau 2 e acompanhada da sua mãe e madrinha, mostrou aos telespectadores de casa a sua história de superação.
Letice gosta de desenhar “monstrinhos” super divertidos e caricaturas que se assemelham ao estilo cartoon, artes essas que ganham vida e se transformam em estampas de roupas e canecas personalizadas. A avó da jovem diz que em sua casa as pinturas eram feitas na parede, e na casa de seus pais, as portas viraram locais onde a artista gosta de expressar sua criatividade.
"Ela desenha todas as portas, não tem uma porta que não tenha uma arte!", diz.
Imagem: Reprodução/InstagramDesenhos de Letice viram roupas estampadas.
A participação no programa nacional mostrou mais uma vez que a arte muda vidas e que uma rede de apoio faz toda a diferença. Álvaro Santiago, pai de Letice, explicou que lidar com o diagnóstico de autismo nunca é fácil, mas ele tomou uma iniciativa.
"Eu escuto muito falar que o autismo tem a questão de um mundo particular, e o que eu estou pensando em fazer é tentar bater na porta e entrar no mundo dela, para depois eu trazer ela para o nosso mundo. Foi assim que comecei a trabalhar com ela os desenhos, toda noite chegava do trabalho e pegava uma folhinha de papel e ia desenhando, com o tempo fui colocando ela para complementar", disse emocionado.
Imagem: ReproduçãoLetice entrega quadro de presente para Marcos Mion
ARTE QUE AQUECE O CORAÇÃO
A história de Letice foi reproduzida para todos de casa conhecerem e se encantarem com sua sensibilidade e talento genuíno. O palco foi coberto com seus desenhos, o telão com suas pinturas e uma plateia que a homenageou com camisetas estampadas com suas criações.
"Quando estou desenhando, isso me deixa mais calma e eu fico muito feliz e orgulhosa. Um dia vou ser uma artista plástica igual à tia Grazi Gadia (professora), e com a ajuda dela eu aprendo e faço novas técnicas", disse Letice com orgulho.
Imagem: ReproduçãoLetice com o apresentador Marcos Mion
O apresentador Marcos Mion, pai de Romeu, 18 anos, também diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autista, mostrou empatia ao compartilhar sua luta diária para abraçar o mundo filho.
"Eu sei quando você fala que é difícil. A gente sabe que é difícil todo dia, mas o amor e o que a gente vai aprendendo ao longo do caminho, vai fortalecendo a gente", afirmou.
ONDE ENCONTRAR A LETICE?
A artista compartilha através da sua conta no Instagram @letice_artista, suas obras, experiências de leituras e até conquista de medalha em festival internacional. É neste ambiente digital que Letice divide com o mundo seu amor pelas cores e também aceita pedidos de encomendas que a ajudam a comprar material para produzir mais.
Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura