Banda Detonautas lança Álbum laranja com dez músicas apresentadas como crônicas do Brasil atual

15/07/2021 14h10


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarNa capa do álbum que a banda carioca Detonautas lança em 23 de julho, há o tradicional aviso da indústria fonográfica para alertar ouvintes sobre o ?conteúdo explosivo? de repertór(Imagem:Reprodução)

Na capa do álbum que a banda carioca Detonautas lança em 23 de julho, há o tradicional aviso da indústria fonográfica para alertar ouvintes sobre o “conteúdo explosivo” de repertórios que versam sobre sexo e/ou política.

No caso do Álbum laranja (assim chamado pelo quinteto em alusão ao Álbum branco dos Beatles e ao Álbum preto do Metallica, embora a rigor o título exposto na capa seja Detonautas 2021), o aviso diz respeito ao caráter político da maioria das músicas, escritas para marcar a posição do grupo no tumultuado cenário social do Brasil em 2020 e neste ano de 2021.

E talvez nem fosse preciso avisar, pois o repertório do Álbum laranja já é quase inteiramente conhecido pelos seguidores de Tico Santa Cruz (voz), André Macca (baixo), Fábio Brasil (bateria), Phil (guitarra) e Renato Rocha (guitarra, violões e teclados).

Afinal, nada menos do que oito das dez músicas do Álbum laranja – Fica bem (2020), Carta ao futuro (2020), Micheque (2020), Mala cheia (2020), Kit gay (2020), Político de estimação (2020), Racismo é burrice (2021) e Roqueiro reaça (2021) – já foram previamente apresentadas em singles editados paulatinamente desde maio de 2020.

Somente duas músicas, Bandeira brasileira e Clareiras (facho de luz no tom sombrio dos temas políticos), ainda permanecem inéditas, sendo que o repertório do Álbum laranja é completado por versão acústica da canção Carta ao futuro. Todas as dez músicas são caracterizadas pela banda de rock como “crônicas” sobre acontecimentos atuais do Brasil.

Tópicos: brasil, capa, laranja