Bienal do Livro de São Paulo atrai milhares de visitantes com promoções e presença de famosos

08/09/2024 16h51


Fonte Sbt News

Imagem: Divulgação Bienal do LivroEvento acontece até o dia 15 de setembro e deve receber 600 mil pessoas.(Imagem:Divulgação Bienal do Livro)Evento acontece até o dia 15 de setembro e deve receber 600 mil pessoas.

 A empolgação tomou conta dos corredores da Bienal do Livro de São Paulo neste sábado. A Bienal, que acontece no Distrito Anhembi e vai até o dia 15 de setembro, é esperada ansiosamente por muitos, especialmente pelos descontos e promoções que oferece.

No primeiro sábado de evento, o público compareceu em peso. Durante os dez dias da Bienal, a organização espera receber cerca de 600 mil pessoas. Uma das grandes novidades deste ano é o sistema de cashback, em que parte do valor do ingresso pode ser usado para comprar livros. "No ingresso de 35 reais, a pessoa ganha 15 para comprar seu livro. A gente tá fazendo questão de que o povo venha e consuma mesmo", disse Fernanda Garcia, diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro.

Presença de famosos e atrações especiais

Além das promoções, a Bienal também foi palco para a presença de figuras ilustres, como a atriz e escritora Bruna Lombardi, que lançou seu livro de crônicas. "Eu notei que não tínhamos pra quem falar, pra quem confidenciar, como isso é duro. Então eu falei: vou fazer um livro que ajude esses corações machucados", disse Bruna durante um painel.

Para os escritores, o evento deste ano reforçou o amor pelo livro em papel. "É claro que eu amo a modernidade, mas não tem jeito, o livro em papel nunca irá acabar", afirmou Chico Felitti. Já o neurocientista Miguel Nicolelis destacou a importância sensorial do livro impresso. "O livro é um papel que se pode tocar, sentir o cheiro. Ele vira o companheiro de sua solidão intelectual", disse Nicolelis.

A Bienal também abre espaço para artistas independentes, como o poeta de cordel e repentista Pádua de Queiroz, que veio de Baturité, no interior do Ceará, especialmente para se apresentar no evento. Sua participação trouxe um toque de cultura popular à programação, conectando tradições literárias de diferentes partes do Brasil.

Tópicos: livro, evento, bienal