Centro cultural construído em antiga cadeia pública oferece orquestra e aulas de balé no Piauí

29/06/2024 10h49


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/Arquivo pessoalCentro cultural construído em antiga cadeia oferece orquestra e aulas de balé no Piauí (Imagem:Reprodução/Arquivo pessoal)Centro cultural construído em antiga cadeia oferece orquestra e aulas de balé no Piauí 

Uma cadeia pública de mais de 160 anos de existência, datada de 1856, foi transformada em um centro de cultura, educação, lazer e serviço social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Campo Maior, no Piauí.

O Lar da Juventude surgiu em 2017 como a continuidade de um trabalho iniciado dois anos antes, em 2015, por jovens da Diocese de Campo Maior. Eles davam aulas de instrumentos de percussão e formaram um coral infantojuvenil nas zonas urbana e rural da cidade.

Segundo o diretor do Lar da Juventude, o seminarista Gean Medeiros, o trabalho com as crianças e adolescentes começou porque não havia uma escola pública de música em Campo Maior. As poucas iniciativas que existiam eram particulares e nem todos tinham acesso.

Imagem: Reprodução/Arquivo pessoalCentro cultural construído em antiga cadeia oferece orquestra e aulas de balé no Piauí (Imagem:Reprodução/Arquivo pessoal)Centro cultural construído em antiga cadeia oferece orquestra e aulas de balé no Piauí 
Imagem: Arquivo pessoalCentro cultural construído em antiga cadeia oferece orquestra e aulas de balé no Piauí(Imagem:Arquivo pessoal)Centro cultural construído em antiga cadeia oferece orquestra e aulas de balé no Piauí

“Começamos com uma banda marcial, depois conseguimos os instrumentos, mas algumas pessoas se incomodavam com o barulho. Observamos que, na praça central da cidade, a cadeia estava abandonada. Fomos até a prefeitura e eles nos cederam o espaço”, conta o diretor ao g1.

A reforma da antiga penitenciária, em desuso há uma década, foi iniciada pelos próprios jovens da diocese, mas continuada por mão de obra profissional graças a campanhas de arrecadação de recursos feitas nas comunidades em que o movimento atuava.

Antes mesmo de as obras serem concluídas, em 2019, as aulas da banda marcial já eram realizadas no local. Por meio de doações, o Lar da Juventude adquiriu saxofones, trompetes, trombones de vara, tubas e clarinetes. Chegou até a abrir uma turma de violino.

“O interessante é que pessoas mais velhas, que viram cenas horríveis acontecerem na cadeia, hoje ficam em choque com o que fazemos. Uma vez um senhor entrou e perguntou como conseguimos transformar algo tão ruim em um espaço tão belo. O bispo da diocese, que mora ao lado, hoje não ouve mais gritos, mas a música que tocamos”, ressalta o seminarista.

Centro cultural construído em antiga cadeia oferece orquestra e aulas de balé no Piauí

Outra conquista do Lar da Juventude foi a formação da orquestra sinfônica Heróis do Jenipapo, composta por alunos da rede pública de ensino. Os membros da orquestra tocaram o hino do Piauí em frente ao Monumento da Batalha do Jenipapo, que honra os combatentes piauienses na luta pela independência do Brasil.

O centro também teve destaque nacional quando a aluna Luana Sousa, à época com 11 anos, participou do The Voice Kids 2023 cantando música erudita. Ela avançou até a fase de batalhas da competição, e depois foi recebida pelo governador do Piauí Rafael Fonteles (PT).

“Tem crianças que levam para casa instrumentos que custam 16 vezes mais que a renda de suas famílias. O maior legado de nossa instituição é proporcionar a quase 400 crianças pobres, de periferia, acesso a música erudita, aulas de balé e capoeira, sem pagar nada”, reflete Gean Medeiros.

Conheça o Lar da Juventude:
Rua Sete de Setembro - Centro, Campo Maior;
Aberto de segunda a sexta, das 9h às 21h30, e aos sábados, das 8h às 18h;
Telefone: (86) 99454-4419.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura