Clayton Barros, violonista do Cordel do Fogo Encantado, debuta solo com gravação instrumental
28/08/2021 08h00Fonte G1
Imagem: DivulgaçãoClayton Barros, violonista do Cordel do Fogo Encantado
Violonista e vocalista do Cordel do Fogo Encantado, Clayton Barros inicia discografia paralela à obra fonográfica com a banda pernambucana.
Dois meses após debutar sem o grupo no EP Miscigenação ao vivo, disco lançado em junho e dividido pelo artista com os conterrâneos Isaar e Juliano Holanda, Clayton lança o primeiro single solo, Assum preto, abrindo série de lançamentos individuais editados pelo selo Estelita.
O violonista debuta solo com abordagem instrumental de Assum preto (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1950), gravada no estúdio Estelita, no Recife (PE), com produção musical orquestrada pelo próprio Clayton Barros.
O músico reapresenta Assum preto em registro de tons orgânicos, conduzido por violões de seis e 12 cordas.
Já o arsenal rítmico da faixa – criado com o manuseio de objetos tornados instrumentos atípicos de percussão, como garrafa e isqueiro, além do som provocado pelas batidas dos pés do artista no chão – foi montado com inspiração na arte do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos (1944 – 2016).
Por coincidência, o single solo de Clayton Barros foi lançado na mesma data, 27 de agosto, em que o conterrâneo Jorge Du Peixe apresentou single com recriação de O fole roncou (Luiz Gonzaga e Nelson Valença, 1973), outra música do matricial cancioneiro de Luiz Gonzaga (1912 – 1989).
Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura