Compositora Laura Campanér reúne estudos no álbum Violões dedilhados
07/02/2021 13h22Fonte G1
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
Em 2008, quando era professora de violão na Universidade Livre de Música Tom Jobim em São Paulo, a compositora e violonista paulista Laura Campanér convidou quatro alunos para gravar álbum com temas autorais da artista.Os violonistas escolhidos pela mestra – Bruno Abramovic, Fábio Lutizzoff, Gabriel Deodato e Michel Faria – entraram no estúdio da instituição de ensino para registrar 12 temas compostos por Campanér a partir de série de dedilhados para a mão direita.
Essa série tinha sido criada pelo violonista uruguaio Abel Carlevaro (1916 – 2001), para o estudo da técnica de tocar violão.
Até então inédito, o disco Violões dedilhados chega ao mercado fonográfico em 18 de fevereiro – treze anos após a gravação – em edição da Borage Produtora distribuída via Tratore.
No disco, cada um dos quatro violonistas interpreta três temas que, no conceito de Campanér, devem ser compreendidos como estudos para violão, já que a técnica aplicada é intrínseca às criações das composições.
Apesar das composições terem como base o violão, nem todos os temas do álbum são para violão solo. Há temas para flauta e violão e um estudo para clarinete, sax soprano e violão. Por isso, o disco Violões dedilhados traz como convidados os músicos André Calixto (clarinete, flauta e saxofone) e Caio Bianchezzi (bateria e percussão).
Dois dos 12 temas, Barcarola e Tristesse, reaparecem no álbum como faixas-bônus, interpretados pela própria Laura Campanér com arranjos diferentes.
Pelo fato de o disco apresentar conteúdo artístico de caráter didático, Laura Campanér preparou ebook com as partituras dos temas. Também intitulado Violões dedilhados, o ebook será lançado simultaneamente com o álbum.
Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura