Documentário mostra processo criativo da animação "Com amor, Van Gogh"

02/02/2020 11h43


Fonte Revista Galileu

O longa Com Amor, Van Gogh – O Sonho Impossível, que estreia nesta quinta-feira (30) nos cinemas brasileiros, explora os dez anos de criatividade e desafios para criar a produção Com Amor, Van Gogh, animação indicada ao Oscar em 2018.

O documentário polonês acompanha em detalhes o dia a dia de dois cineastas, Dorota Kobiela e Hugh Welchman, em sua saga para atingir o sonho de criar Com Amor, Van Gogh, o primeiro longa-metragem da história do cinema desenvolvido completamente com pinturas feitas a mão.

Logo na primeira cena do documentário, Dorota sinaliza nos bastidores que não tem experiência com cinema e que a equipe não participa de um grande mercado. Porém, a motivação de fazer algo inédito é usada como determinação para seguir com o projeto.

No início, foram necessárias duas horas para pintar uma única moldura. Enquanto o tempo passava, mais artistas eram recrutados, o que tornava essencial o aumento da verba disponível. Assim, os cineastas realizaram uma campanha de financiamento coletivo e também receberam apoio de organizações estatais, como o Polish Film Institute.

Com isso, a equipe de mais de 100 artistas trabalhou em estações de especialmente projetadas para acelerar a produção e conseguiu desenvolver a animação a partir de 65 mil pinturas a óleo sobre tela usando a mesma técnica de Van Gogh.

No longa, o diretor Miki Wecel registra a cena icônica do ator Robert Gulaczyk no momento em que Van Gogh se vira lentamente para encarar a câmera. O documentário também inclui entrevistas com Saoirse Ronan (Marguerite Gachet) e Douglas Booth (Armand Roulin), que também participaram do filme.

Lançado em 2017, Com Amor, Van Gogh foi um dos cinco finalistas da categoria de melhor animação nas premiações do Oscar e Globo de Ouro em 2018, sendo desbancado apenas pelo filme Viva: A Vida é uma Festa.

Assista ao trailer legendado de Com Amor, Van Gogh – O Sonho Impossível:


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: gogh, amor, documentário