Espetáculo Macacos encerra programação do FestLuso no Sesc CajuÃna
28/08/2023 18h53Fonte Assessoria de Comunicação
Imagem: DivulgaçãoEspetáculo Macacos encerra programação do FestLuso no Sesc Cajuína.
O espetáculo “Macacos”, dirigido e interpretado por Clayton Nascimento, vencedor do Prêmio Shell 2023 de Melhor Ator pela Associação dos Críticos Paulista, encerrou a programação do FestLuso, no teatro de Sesc Cajuína, em Teresina, neste domingo (27). Quinze atrações teatrais de três países falantes da língua portuguesa agitaram o festival, criado e coordenado pelo Grupo Harém de Teatro há 15 anos.
Imagem: Divulgação
O monólogo da Cia do Sal, relata as vivências de pessoas negras no Brasil e teve três horas de duração. Macacos, que arrancou elogios dos espectadores de Teresina, aborda a estruturação do racismo no Brasil e se coloca em cena a partir do relato de um homem negro em busca de outros espaços para ocupar diante do adjetivo macacos, que nomeia a obra.
Imagem: Divulgação
O ator e diretor Clayton Nascimento lembra que, em muitos casos, o adjetivo é utilizado como xingamento ao povo negro. Além disso, a peça trata sobre episódios da História Geral do país, até chegar aos relatos e estatísticas das mães e famílias dos jovens negros presos ou executados pela polícia militar no Brasil de 1500 até 2021. Um espetáculo necessário em tempos de tantos atos racistas que envergonham a sociedade brasileira.
O 13º FestLuso teve entradas gratuitas em casas de teatro de Teresina e nos módulos circulantes do evento em Brasília e em Parnaíba, no litoral do Piauí. Além de duas oficinas gratuitas e espetáculos levados para escolhas públicas de Teresina. O evento tem realização do Grupo Harém de Teatro. Patrocínio: Equatorial Piauí, por meio da SIEC; Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – SECULT e Governo do Estado do Piauí.
Apoio: SESC – PI. Produção: Navilouca Produções.
Apoio: SESC – PI. Produção: Navilouca Produções.
Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura