Esta ilustração de Veneza do século 14 é a mais antiga já encontrada
14/01/2020 13h05Fonte Revista Galileu
Imagem: Ministero per i Beni e le Attività culturali e peEsta ilustração de Veneza do século 14 é a mais antiga já encontrada
Em 1346 o frade italiano Niccolò da Poggibonsi partiu do porto de Veneza para uma viagem em que exploraria cidades como Jerusalém, Damasco, Cairo e Alexandria. Durante seu período fora, o franciscano fez diversos registros de sua viagem em tábuas de gesso, de acordo com um artigo de Kathryn Blair Moore na revista Renaissance Quarterly.
Quando Poggibonsi retornou à Itália, em 1350, seus rascunhos foram transformados em desenhos feitos com tinta sobre papel, e armazenados na Biblioteca Nazionale Centrale, em Florença. Séculos depois, em 2019, uma dessas gravuras foi redescoberta pela pesquisadora Sandra Toffolo, da Universidade de St. Andrews, na Escócia.
Estudando o desenho, que retrata prédios, canais e gôndolas característicos da cidade italiana, a especialista descobriu que essa é a ilustração mais antiga já descoberta de Veneza.
"A descoberta dessa vista da cidade tem grandes consequências para o nosso conhecimento das representações de Veneza, uma vez que mostra que desde muito cedo ela gerava um grande fascínio aos contemporâneos", afirmou Toffolo, em comunicado. Ela passou meses comparando a gravura que encontrou com outras representações mais modernas de Veneza.
Segundo especialistas no trabalho de Niccolò da Poggibonsi, o frade era muito cuidadoso com seu diário de viagem: para suas ilustrações, media pontos de referência e anotava medidas como número de passos e braçadas de comprimento dos objetos retratados. Além do desenho de Veneza, os registros do italiano contam com ilustrações de elefantes e da arquitetura do Cairo, bem como a Cúpula da Rocha e o Templo de Salomão, em Jerusalém.
Na inscrição em gesso que fez de Veneza, Toffolo notou diversas marcas de alfinete. De acordo com a especialista, esses são indícios de um método de reprodução da imagem para outras superfícies: um pó era peneirado através dos alfinetes, transferindo os contornos da ilustração. “A presença dessas alfinetadas é uma forte indicação de que essa vista da cidade foi copiada", afirmou a especialista.
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