Governador cria Rota Turística da Paleontologia na região da grande Teresina

18/11/2023 10h03


Fonte Portal Clube News

Imagem: Gabriel PaulinoFloresta Fóssil de Teresina(Imagem:Gabriel Paulino)Floresta Fóssil de Teresina

Os municípios de Teresina, Altos, Nazária, Monsenhor Gil, Demerval Lobão, União e José de Freitas agora fazem parte da Rota Turística da Paleontologia na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, criada pelo governador Rafael Fonteles, através da lei nº 8.209, sancionada nesta quinta-feira (16).

Os municípios possuem sítios paleontológicos comprovados por paleontólogos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a rota tem como objetivos o desenvolvimento sustentável do potencial turístico regional na área da paleontologia; o fortalecimento, ampliação e desenvolvimento da produção local nas áreas turística, cultural e gastronômica; a implantação de mecanismos de educação ambiental, patrimonial.

Além de incentivar os empreendimentos turísticos, a organização produtiva das comunidades locais relacionadas ao turismo, ao artesanato e à geração de novas fontes de emprego e renda, estimulando também a educação ambiental, a preservação e conservação dos fósseis e do meio ambiente.

São considerados atrativos turísticos todos os locais de interesse turístico, por seu aspecto cultural, histórico, natural, gastronômico, ambiental e de entretenimento no território abrangido pelos municípios definidos nesta lei. Dentre eles, lagoas, rios, lagos, cascatas, morros, matas e florestas; reservas e parques ambientais; obras inclusas no Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de âmbito nacional, estadual e municipal; empreendimentos de cunho turístico, cultural e tecnológico; e museus voltados à exposição sobre fósseis da região.

Fica o poder público autorizado a firmar parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e com a iniciativa privada a fim de apoiar atividades da Rota Turística da Paleontologia.


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura