Joabe Reis toca "Partido alto" em "028", álbum em tributo à cidade natal do trombonista capixaba
27/02/2023 14h40Fonte G1
Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarJoabe Reis toca "Partido alto" em "028", álbum em tributo à cidade natal do trombonista capixaba
Código de DDD de Cachoeiro de Itapemirim (ES), cidade natal dos cantores Roberto Carlos e Sérgio Sampaio (1947 – 1994), 028 é o título do álbum que o trombonista e compositor capixaba Joabe Reis lançará neste primeiro semestre de 2023, possivelmente em abril.
Reis também veio ao mundo em Cachoeiro de Itapemirim (ES) e quis prestar tributo à terra natal no disco. “Eu decidi gravar um álbum em homenagem à cidade em que eu cresci, que me permitiu sonhar com a música, que me incentivou ainda menino e pela qual eu tenho um carinho imenso! Cachoeiro de Itapemirim me ensinou muitas coisas, mesmo com toda limitação para os estudos na música. Aprendi na raça a me virar e a me tornar trombonista”, conta Joabe Reis.
Primeiro single do álbum 028, Partido alto desembarca amanhã, 28 de fevereiro, nas plataformas. Não se trata de regravação do samba apresentado por Chico Buarque em 1972 nas vozes do grupo MPB4, mas do tema homônimo composto por Airto Moreira, Flora Purim e José Roberto Bertrami, tendo sido lançado há 44 anos por Airto e Flora no álbum Touching you, touching you (1979). Joabe Reis conhece o tema deste a infância e chegou a tocá-lo com amigos após culto na igreja frequentada pelo músico.
A abordagem de Partido alto por Joabe Reis tem o toque do saxofonista e arranjador norte-americano Bob Mintzer – do grupo norte-americano Yellowjackets – e ostenta solo da harmônica de Gabriel Grossi.
Os músicos Agenor de Lorenzi (teclados), Daniel Pinheiro (bateria), Josué Lopez (sax), Michael Pipoquinha (baixo), Sidmar Vieira (trompete) e U-Nam (guitarra) – artista francês radicado em Los Angeles (EUA) – também participam da gravação de Partido alto.