Lançamento da Coletânea Piauí em Letras VII: Uma noite memorável na Terra da Opala

04/09/2024 08h10


Fonte Revista Piauí Poético | ANO II - Nº 22

Imagem: DivulgaçãoLançada a Coletânea Piauí em Letras VII(Imagem:Divulgação)Lançada a Coletânea Piauí em Letras VII.

O dia 27 de julho de 2024 ficará marcado na memória e na história dos integrantes do Coletivo Piauí em Letras. Em uma noite de confraternização, brindes à literatura e encontros de afetos e linguagens diversas, a Coletânea foi lançada sob aplausos, olhares de gratidão e admiração entre “amigos de pena”. A obra Piauí em Letras VII é uma produção independente organizada por escritores de diversos estados que, desde 2018, produzem publicações para fomentar a cultura e a literatura piauienses. Cidades como Floriano, Luís Correia, Parnaíba e Teresina já foram sedes de lançamentos de coletâneas desse importante projeto educativo, cultural, literário e social.

Na versão 2024, sediada na cidade de Pedro II-PI, o Comitê Gestor responsável pela organização do livro foi composto pelos escritores: José Marcelo Costa dos Santos (Unzé), José Paraguassú Martins Cronemberger Reis, Lúcia Ana de Mélo e Silva e Mozaniel Almeida, tendo a participação de 38 autores, entre técnicos, graduados, especialistas, mestres e doutores, de diferentes áreas do conhecimento. O prefácio coletivo foi assinado pelos autores: Aila Brito, Adrião Neto, Antônio José Sales, Claucio Ciarlini, José Paraguassú e Mozaniel Almeida. O poeta Jardel Viana escreveu o texto que se encontra na orelha do livro e a escritora Lúcia Ana Mélo construiu a produção sobre Pedro II.

O Prof. José Marcelo Santos, por sua vez, conduziu a escrita do texto de apresentação da Coletânea, com a contribuição dos demais membros do Comitê Gestor; Neto Santos e Inácio Marinheiro são os autores das fotos da capa do Piauí em Letras VII. O livro foi revisado, editado e diagramado por Antônio Soares (da Anum) e segue publicado nas plataformas virtuais das editoras Clube de Autores e UICLAP.

Nas palavras do Comitê Gestor: “A sétima edição do Projeto Literário Piauí em Letras nos propõe uma imersão, ora poética ora prosaica, nas faces e interfaces de uma literatura eclética, sem amarras canônicas, construída sob óticas sensíveis, carregada de subjetividades em expressão de arte e balizada pela pena potente de jovens escritores e baluartes das letras”.
A cerimônia de lançamento ocorreu no Espaço de Eventos Nova Canaã (Pedro II) e contou com a presença de escritores, representantes de instituições literárias, familiares e amigos. A mesa de honra foi composta pelas seguintes personalidades: Lúcia Ana de Mélo e Silva (Coordenadora de recepção da sede do Piauí em Letras VII), Pedro Barros (Presidente da Academia Pedrossegundense de Letras e Artes), Jurandir Cleomar Leite Filho (Presidente da Associação Literária de Pedro II), Francisca Maria Barros de Souza – “Nena Barros” (Coletivo Pedro II – Espaço de Arte e Poesia), Ivanilda Teixeira do Amaral (Fundação Cultural Grande Pedro II) e Viriato Correia (Vice-reitor da Universidade Federal do Piauí).

Também comporam a mesa, Mozaniel Almeida (Coordenador de orçamento do Projeto), Lena Lustosa (Representando os pioneiros idealizadores do coletivo em questão), Claucio Ciarlini (Representando os prefaciadores da versão 2024) e José Paraguassú (Coordenador de articulação social e cultural do Piauí em Letras VII). O cerimonial de lançamento foi dirigido pelo Prof. José Marcelo/Unzé (Coordenador de texto da obra).

Estiveram presentes os seguintes autores: Aldeni Ribeiro de Sousa (Avelino Lopes-PI), Ana Célia Pereira de Oliveira (Santa Filomena-PI), Antônio José Sales (Luís Correia-PI), Cícero Rodrigues dos Santos (Água Branca-PI), Dina Paraguassú (São João do Piauí), Eva Graça Maria de Brito (Alagoinha do Piauí), Evelyne Carvalho (Floriano-PI), Francisco Gerson Meneses (Piracuruca- -PI), Gilvane Lídia de Brito (Alagoinha do Piauí), Glauce Barros Santos Sousa Uma noite memorável na Terra da Opala Revista Piauí Poético | ANO II - Nº 22 | Agosto de 2024 | Pág. 13 Araújo (Floriano), Inácio Marinheiro de Oliveira (Patos-PB), Jardel Viana (Floriano), Luís Gonzaga de Sousa Filho (Parnaíba), Maria Bernardina de Morais Brito (Francinópolis-PI), Maria Socorro de Sousa (Marcolândia-PI), Milton Borges (Teresina-PI) e Raimunda Celestina Mendes da Silva (Teresina-PI).

Por motivos outros, alguns integrantes não puderam participar do lançamento presencialmente. São eles: Adalmir Leite, Adrião Neto, Aila Brito, Antônio Albuquerque, Dila Coutinho, Edson Maia, Francisco de Almeida, Jailson Leite, João Passos, José Osório Filho, Lucélia Maia, Lucília Maia, Luís Fernando Souza, Maria Christina Moraes Souza e Maria Dilma Ponte de Brito.

O cerimonial seguiu o seguinte roteiro: abertura oficial, formação da mesa de honra, audição do Hino Nacional (interpretado pelo músico Jardel Viana, à capela) e Hino de Pedro II (interpretado pelo cantor Jair Paulo, de Pedro II, à capela), mensagens dos integrantes da mesa de honra, momento cultural (participação musical de Jardel Viana e José Paraguassú), declamações e comentários de escritores participantes da Coletânea, jantar de confraternização e brinde dos escritores do Piauí em Letras.

Esse evento coroa um trabalho coletivo de amantes das linguagens, buriladores da palavra, semeadores de arte em poesia e prosa, ativistas da literatura da liberdade! Em nome do Comitê Gestor VII, parabenizo e agradeço a todos que tornaram a data de 27 de julho de 2024 uma noite memorável!

José Marcelo Costa dos Santos (Unzé)


Tópicos: obra, letras, colet?nea