Laurence des Cars será primeira mulher a dirigir Museu do Louvre

26/05/2021 17h48


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA presidente do Museu de Orsay, Laurence des Cars, substituirá Jean-Luc Martinez à frente do Louvre a partir de 1º de setembro, informou o Palácio do Eliseu nesta quarta-feira (26)(Imagem:Reprodução)

A presidente do Museu de Orsay, Laurence des Cars, substituirá Jean-Luc Martinez à frente do Louvre a partir de 1º de setembro, informou o Palácio do Eliseu nesta quarta-feira (26), confirmando uma informação da rádio France Inter.

Laurence, de 54 anos, será a primeira mulher a dirigir o prestigioso museu francês, após passar quatro anos à frente do Museu de Orsay.

Durante esse período, essa historiadora da arte do século XIX e início do XX se destacou por seu dinamismo e se concentrou na diversidade, nos temas sociais e na importância de atrair as novas gerações.

Foi especialmente aplaudida pela exposição "O modelo negro", montada em 2019.

Ao submeter sua candidatura, Laurence apresentou um projeto para tornar o Louvre um museu "totalmente contemporâneo", voltado para a "juventude" e que pretende ser uma "câmara de ressonância da sociedade", explicou ela à France Inter.

Sua primeira medida à frente deste museu criado em 1793 será criar um nono departamento, dedicado a Bizâncio e aos cristãos do Oriente.

"Ela é uma conservadora reconhecida, de projeção internacional, que se destacou no Orsay e tem um grande conhecimento do Louvre desde que trabalhou no [projeto de construção do] Louvre de Abu Dhabi, entre 2007 e 2014", destacou o Eliseu.

A decisão final sobre a nomeação dos presidentes dos grandes museus públicos cabe ao chefe de Estado.

O presidente Emmanuel Macron "apreciou o fato de Des Cars perceber que os debates sociais entraram nos museus e que ela examina como (...) tratá-los do ponto de vista da arte e do entretenimento, convidando, sobretudo, os artistas", afirmou um conselheiro do Eliseu.


Tópicos: museu, louvre, orsay