Live O Poeta e sua Hora traz apresentação e canções do boi, forró, encenação teatral e recitais
23/06/2021 14h59Fonte Ascom projeto O Poeta e a Sua Hora
O mês mais alegre, festivo e que exalta as maiores tradições culturais, musicais e simbólicas do povo nordestino é, sem dúvida, junho. Assim, mais uma vez com o incentivo da Lei Audir Blanc, por meio do edital Prêmio Seu João Claudino e Governo do Estado do Piauí, será realizada, nesta quarta-feira (23), a partir das 19h, a live O Poeta e sua Hora – Diálogo de Oficina, com a temática principal da tradição folclórica do boi, tradição no Nordeste e em outras regiões, trazidas desde o tempo colonial, que mostram a tradição das festas celebradas nas fazendas de gado.Na live, transmitida do Espaço Casa Soraya Guimarães, haverá a apresentação do grupo Boi Riso da Floresta, de Teresina, que há várias décadas se apresenta em festejos e festivais juninos. A dança, a batucada, a representação folclórica dos grupos em torno da representação de um boi é a raiz do povo piauiense. Além disso, outra novidade, ainda na temática desse mês tão colorido e animado será a apresentação do projeto do grupo Tripé de Serra, criado por Kilito Trindade e Edmar Sampaio, que terão a parceria de voz da cantora Duda Di. E claro, o som e canções escolhidas a dedo no repertório da Banda Os Faustinos, que sempre encerram a live em vários estilos, como chorinho e samba.
Toda a produção, direção e elenco são testados para o coronavírus pelo menos um dia antes do evento. A live O Poeta e sua Hora – Diálogo de Oficina tem produção de Soraya Guimarães, direção artística de Arimatan Martins e direção musical Rubens Figueiredo (convidado: André Wilker). O projeto é financiado pela Lei Audir Blanc/Edital Prêmio Seu João Claudino, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult)/Governo do Estado do Piauí, Siec, Ministério do Turismo – Governo Federal. Apoio: Grupo Harém de Teatro. Realização: Navilouca Produções. O público acompanha a live pelos canais sociais de O Poeta e sua Hora pelo Instagram (@opoetaesuahora), Facebook.com/opoetaesuahora e pelo Youtube.
Imagem: DivulgaçãoMúsico Rubens Figueiredo durante a live dia 26 de maio.
Programação
- leitura encenada: O pega sol – por Arimatan Martins e Fernando Freitas
- Apresentação: Grupo Boi Riso da Floresta
- Poesia com Durvalino Couto, Kilito Trindade, Feliciano Bezerra e Lucas Rolim
- Tripé de Serra: Duda Di, Kilito Trindade e Edmar Sampaio
- Show: Banda Os Faustinos com Rubens na direção musical e voz, Wellington Torres (violão), Chico Nascimento (baixo) e Lucas Rolim (percussão).
Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura