Oscar não será transmitido em Hong Kong pela primeira vez em mais de meio século
30/03/2021 18h24Fonte G1
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
A cerimônia do Oscar não será transmitida em Hong Kong pela primeira vez em mais de meio século, confirmou a emissora local nesta segunda-feira (29), enquanto persistem as dúvidas sobre se os principais prêmios de Hollywood serão exibidos na China continental.A festa tem sido transmitida em Hong Kong todos os anos desde 1969 pela TVB, em seu sinal em inglês. Agora, nenhum canal emitirá a premiação que no dia 25 de abril.
"Foi uma decisão puramente comercial que nos levou a não acompanhar o Oscar este ano", disse um porta-voz da TVB à AFP.
Esta decisão surge depois de a Bloomberg News ter informado, no início do mês, que o Departamento de Propaganda do Partido Comunista da China ordenou aos veículos da imprensa estatal que minimizassem o Oscar e não transmitissem a festa ao vivo.
Acredita-se que o motivo da decisão seja a indicação de "Do Not Split", um curto documentário sobre os protestos pró-democracia de Hong Kong, assim como as quatro indicações para a diretora americana de origem chinesa Chloe Zhao por "Nomadland".
Desde então, a imprensa estatal publica artigos críticos ao documentário, enquanto os nacionalistas atacam Zhao pelos comentários que vem fazendo há anos sobre a China.
A emissora estatal CCTV, que transmitiu as edições anteriores do Oscar, ainda não confirmou se mantém a programação deste ano.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook