Prefeitura de Teresina informa que não poderá financiar Carnaval e Corso em 2025
08/01/2025 09h11Fonte G1 PI
Imagem: Arquivo PessoalSó Fuxico sai toda segundas de carnaval na Zona Sudeste de Teresina.
A Prefeitura de Teresina informou nesta terça-feira (7) que não poderá financiar as festas de Carnaval e do Corso da capital em 2025. A prefeitura informou que terá de usar os recursos em outras questões mais urgentes.
Apesar da decisão, ainda não se sabe se o Corso deixará de acontecer. Sobre o carnaval, os recursos da Prefeitura são fundamentais para a realização dos blocos da capital, mas pode acontecer com financiamento de outras fontes.
O maestro Aurélio Melo, presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, comentou ao g1 que, além das demais prioridades da prefeitura, a fundação tem cerca de R$ 5 milhões em dívidas ainda da gestão anterior.
Entre as dívidas estão o pagamento de alugueis, eventos e salários atrasados de artistas e produtores culturais.
Ainda segundo Aurélio Melo, instituições como a Orquestra Sinfônica de Teresina e o Ballet da Cidade preparavam apresentações para os primeiros cem dias de 2025, mas estes projetos também estão sendo reavaliados.
"Eu concordo plenamente. Eu sou um amante do carnaval. Como cultura popular, é extremamente importante. Mas é muito pertinente essa preocupação: a preocupação com a cidade, com o que a cidade está vivendo atualmente", comentou o maestro.
No comunicado, a Prefeitura explicou que "a decisão foi motivada pelo contingenciamento orçamentário, pelo alto volume de despesas do exercício anterior (DEA) e pela necessidade de organizar áreas como saúde, educação, assistência social, limpeza pública e atividades do calendário cultural".