Sala de Artesanato é inaugurada no Centro Social Urbano (CSU) Ludjan Ladeira
18/02/2025 08h49Fonte Governo do PiauÃ
A arte santeira do Piauí, conhecida por suas imagens e esculturas em madeira, segue firme na tradição cultural do estado, e agora ganha um novo espaço de valorização. Na manhã dessa segunda-feira (17), foi inaugurado o Centro Social Urbano (CSU) Ludjan Ladeira, no bairro Monte Castelo, Teresina – PI. O local, que contará com exposições permanentes e uma série de atividades educativas, será um importante ponto de fomento à arte santeira e ao artesanato piauiense e à cultura.O espaço foi projetado para ser um centro de vivência e aprendizado e conta com uma Sala de Artesanato, que tem o intuito de preservar e divulgar as tradições artesanais, em um ambiente moderno, mas com forte conexão com a cultura piauiense.
Durante a inauguração, o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, destacou a relevância do novo espaço tanto para os artesãos quanto para a comunidade local. “Estamos aqui no Centro Social do Monte Castelo, inaugurando esse novo espaço que vai beneficiar artesãos que já estão presentes desde 2003. Hoje, temos mais de 40 artesãos em processo de aprendizado, que ocuparão esse espaço para aprimorar seus conhecimentos e habilidades na arte santeira. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está realizando mais essa entrega e acreditamos que a Sudarpi pode apoiar esses artesãos. Torcemos para que seja um grande sucesso e que seja muito enriquecedor para a nossa cultura”, afirmou.
Imagem: Divulgação

A Sala de Artesanato do CSU do Monte Castelo oferece um espaço para exposição das peças, um centro de aprendizagem onde novos artesãos poderão se envolver com o processo de aprendizagem e de criação. Luiz Tito, que é artesão e fotógrafo, aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão pelo apoio recebido. “Estamos com toda essa infraestrutura belíssima que foi feita aqui no centro. Esse era um desejo da comunidade por muitos anos e hoje nós temos Sala de Artesanato, arte, grupo de teatro, cursos de informática e muito mais. Queremos que a comunidade, os bairros vizinhos e todos em Teresina venham visitar o centro e participem dos nossos cursos futuros”, destacou.
A iniciativa também destaca a importância de envolver as novas gerações no processo criativo e nas técnicas tradicionais, como o trabalho em madeira, que é uma das bases da arte santeira. Ao conectar o público jovem com essas práticas, o estado do Piauí dá um passo importante para a preservação de suas raízes culturais, além de incentivar o desenvolvimento de novas formas de expressão artística.
Imagem: Divulgação
Sala de Arte Santeira no CSU do Monte Castelo

O Mestre Valdir Albertino fala que a sala de artesanato será um local para ensinar os jovens a arte santeira, garantindo que essa tradição se mantenha viva e cada vez mais presente no cenário cultural do Piauí. “Agora, temos a oportunidade de ensinar aos jovens a arte santeira e passar esse conhecimento adiante, para que eles possam alcançar o sucesso assim como nós conseguimos”, frisa.
A inauguração da Sala de Artesanato renova o compromisso com o patrimônio cultural do estado e sinaliza um futuro promissor para a arte santeira e para os demais tipos de artesanato piauiense.