Star Wars: conheça as principais naves e planetas da saga
16/12/2019 15h11Fonte Revista Galileu
Imagem: Studio OzO universo de Star Wars é gigantesco: são centenas de naves e planetas.
Criada pelo cineasta George Lucas, a saga Star Wars é uma das mais populares da cultura geek. A franquia conta com 11 filmes e o universo expandido possui séries, animações, livros e até parques de diversões.
Personagens icônicos, questões políticas e até uma pitada de religião – a Força – tornam as histórias de Star Wars complexas e encantadoras. Naves e planetas também são importantes para a saga. Conheça os principais:
Na Era da República, apresentada na segunda trilogia lançada nos cinemas, o líder da República Galática, Sheev Palpatine, consegue aplicar um golpe na galáxia e instara a ditadura do Império Galático. Sua nave é a Shuttle Classe Lambda. As pequenas naves TIE Bomber são caças estelares que serviram às tropas imperiais.
Coruscant foi a capital da República Galática, mas com o golpe acabou virando um centro importante para o Império Galático. Naboo é o planeta dos Gungans, criaturas anfíbias que se aliam à Ordem Jedi para tentar impedir o golpe político.
Kamino é o local onde o exército de clones, que aparece no filme O Ataque dos Clones (2003), foi criado. E Tatooine é o planeta natal de Anakin Skywalker (que torna-se Darth Vader).
Imagem: Studio Oz / Todas as naves da matéria foram gentilPlanetas e naves que aparecem na segunda trilogia de Star Wars.
A primeira trilogia de filmes mostra a Era da Rebelião, quando a Aliança Rebelde pretende retormar a paz e acabar com o Império Galático. Nessa jornada, Luke Skywalker, Leia Organa e Han Solo acabam usando a nave Millennium Falcon – a melhor "lata velha" da galáxia.
Os Rebeldes utilizam as X-Wings, caças estelares, para destruir a Estrela da Morte – arma destruidora de planetas. Para revidar os ataques, as forças imperiais usam as TIE Fighters, naves militares que são ágeis em batalhas.
Em Uma Nova Esperança (1997), Luke conhece Obi-Wan Kenobi e Han Solo no planeta Tatooine. Depois que Obi-Wan morre, Luke e Han Solo se unem aos Rebeldes e passam um tempo em Hoth, planeta de gelo que sediu uma base rebelde e fica próximo de Bespin, gigante de gás que possui várias luas.
Para realizar seu treinamento Jedi, Luke vai até Dagobah, onde encontra Yoda e aprende a usar a Força. Em O Retorno de Jedi (1983), acontece a Batalha de Endor, lua que é repleta de florestas e montanhas.
Imagem: Studio Oz / Todas as naves da matéria foram gentilA nave Millennium Falcon é símbolo da franquia Star Wars.
Na terceira trilogia de Star Wars, guerreiros formam a Resistência para combater a Primeira Ordem, governo ditadorial que surgiu após a queda do Império Galático. Kylo Ren é um dos líderes da Primeira Ordem e usa a nave TIE Silencer para combater os resistentes, que são liderados pela general Leia Organa – a própria mãe de Kylo Ren.
As principais naves da Resistência são o Bombardeiro, que é usado em um confronto no início do filme Os Último Jedi (2017). Há também o Transporte, que carrega suprimentos.
Jakku é o planeta desértico onde cresce a jovem Rey, e também onde ela conhece Finn, ex-soldado da Primeira Ordem. Eles se aliam à Resistência e tentam encontrar Luke, que se escondeu no planeta Ahch-To, local de nascimento dos Jedi.
Em Crait, mundo mineral coberto de sal, Luke enfrenta Kylo Ren. E DQar é usado como base da Resistência.
Imagem: Studio Oz / Todas as naves da matéria foram gentiA nova trilogia de Star Wars possui naves gigantes e mais ágeis.
A galáxia de Star Wars possui dezenas de planetas e luas, localizados em diferentes regiões. Veja o mapa:
Imagem: Studio OzMapa da galáxia de Star Wars com os principais planetas da franquia.