Vidas sem sentido

03/08/2019 10h09


Fonte Inclemente

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarVidas sem sentido(Imagem:Divulgação)

Até que ponto vale a pena viver na humilhação, na dependência da boa vontade de um, de outro? Viver não é acima de tudo honrar a dignidade? A vida é tão superior a todas esses dissabores assim?

Talvez o meu questionamento aqui seja tolo, ingênuo, pois se a vida não fosse tão preciosa para os indivíduos não teríamos tantos habitantes, não teríamos tantas pessoas em situação desesperadora , humilhante.

Vida, mesmo que na condição de escravo, de mendigo, de doenças incuráveis, sob o julgo seres imperiosos, mesmo que sofrendo violências diversas.

Mas que mistério esse que levam milhões de seres humanos preferir esse ritmo de vida , mas não se desgarram de maneira nenhuma de suas existências? Na verdade, só os iluminados têm essa percepção e poem fim suas desmoralizadas existências. Outros nem precisam , e não têm essa necessidade, no entanto, por não concordar , por não suportar esse sistema massacrante, por ter uma visão acima da média dos medíocres, se lançam fora desse sufoco existencial.

Porém, voltando uma pergunta que não quer calar, que valores esses imbecis carregam para suportarem toda essa tormenta em suas porcas vidas? Tá a resposta está na cara, valores religiosos, e a própria lei biológica mesmo. Pois é, até os animais se apegam a vida, se pudessem não seriam sacrificados. Contudo, o ser humano tem uma dimensão muito maior do que os animais , os indivíduos têm consciência do que passam, tem noção dos seus sofrimentos, das humilhações, das dores sofridas. No entanto, é vergonhoso essas pessoas satisfeitas com suas condições verossimilhanças.

São dignos de pena, saem da condição de humanos para se assemelhar a coisas, sem denominações. São elas totalmente culpadas por desfechos de suas "vidas"? Claro que não, mas sem chegar ao mérito da questão, o que se questiona aqui é, por que continuar insistir na condição de merda? Já que não têm coragem de mudar seus contextos existenciais?
Fica ali naquela esquina uma senhora com filhos ao seu lado pedindo dinheiro, outra vendendo um feijão de corda, implorando as pessoas que passam que se condoam com as suas miseráveis vidas. Isso é vida? Que denominação pode-se dá a isso? É tudo menos vida. É uma existência infernal, ou qualquer outra coisa que o valha. Tem a explicação dos espiritas que essas pessoas estão pagando por algo. Simples, não?

"Mesmo na tristeza a vida é boa,é bom viver no mundo ,não importa como se viva". Frase do livro do escritor Fiódor Dostoiévski, Memórias do subsolo. Gosto muito deste escritor, mas sinceramente, não conseguir digerir esta frase. Na verdade , não concordo de maneira alguma. A vida ela é maravilhosa, ela é interessante, porém, a palavra vida tem uma abrangência significativa, maiúscula, e na minha concepção , esses tipos de seres humanos não vivem, só existem. Então, se só lutam para permanecer no espaço chamado Terra, e se só isso lhes satisfazem. Parabéns, estão no lugar certo. Não existe para essas pessoas um sentido da vida, mas tão somente um ralo de esgoto nas suas insignificantes existências.