1ª Feira de Robótica Seduc + Tron celebra a inclusão da disciplina nas escolas e premia professores
20/12/2024 10h04Fonte Governo do PiauÃ
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, na tarde desta quinta-feira (19), a 1ª Feira de Robótica Seduc + Tron, evento que celebra os avanços no ensino de robótica na Rede Pública Estadual de Ensino. A mostra interativa contou com exposições de projetos e palestras de especialistas renomados na área.O evento também marcou a conclusão da fase inicial de implementação do Projeto Robótica Seduc + Tron nas escolas estaduais do Piauí. Na ocasião, 82 professores Seduc receberam, das mãos do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e do artista e empresário Whindersson Nunes, certificados de conclusão de uma formação inédita em tecnologia e robótica.
Imagem: Divulgação1ª Feira de Robótica Seduc + Tron celebra a inclusão da disciplina nas escolas públicas estaduais e premia professores.
"Estamos implementando o ensino de robótica nas nossas escolas de tempo integral, inicialmente em 100 escolas em todo o Piauí. Mais de 15 mil estudantes foram impactados, e aqui estamos realizando a primeira feira de apresentação desses projetos iniciais, que surgem dessa parceria. Esse empenho visa gerar mais oportunidades para nossos jovens dentro do grande choque educacional e tecnológico que estamos promovendo na educação do Piauí", afirmou Bandeira.
Whindersson Nunes, sócio da Tron Robótica Educativa, parabenizou os professores pelos projetos desenvolvidos. “Estou muito feliz de participar desse evento. Conversei com pessoas que tiveram o primeiro contato com a robótica durante a formação e já desenvolveram projetos sensacionais. Quero que o Piauí saia na frente”, declarou o humorista.
Imagem: DivulgaçãoWhindersson Nunes
A capacitação, pioneira no Brasil, torna o Piauí o primeiro estado a incluir robótica com metodologia Tron na rede pública de ensino. O treinamento, realizado no Laboratório de Inovação e Tecnologia do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco, totalizou 92 horas de qualificação, sendo 60 horas presenciais e 32 a distância, com horários flexíveis para atender à disponibilidade dos participantes.
José Luís Pinheiro, professor de matemática no Ceti Nossa Senhora da Conceição, em Barras, foi um dos docentes a concluir a formação em robótica. Para ele, um diferencial da capacitação é a aplicabilidade dos conceitos e práticas em sala de aula. "Foi um curso prático e viável, que nos ajudará a inserir nossos alunos nessa área de conhecimento, mesmo que ainda seja pouco explorada por eles”, afirmou.
Imagem: Divulgação
A feira também premiou os três melhores projetos em exposição, em uma solenidade que marcou o encerramento do evento. A seleção dos vencedores foi realizada por uma banca especializada e por voto popular.
Projetos premiados:
1º lugar: Wilton Pereira - Projeto Acessório Inclusivo Tecnológico (um notebook);
2º lugar: Tiago Rabelo - Sol Reciclagem: Transformando Resíduos em Soluções Sustentáveis (uma impressora 3D);
3º lugar: Helisdenny Siqueira - Projeto Chocadeira (um tablet).
Sobre a capacitação
Ao longo de três meses, 82 professores foram instruídos em temas como Introdução à Robótica Educativa, Tecnologia Arduíno, Programação e Inteligência Artificial, além de soluções para problemas práticos nas escolas.
Além da formação, os docentes receberam dois kits de robótica para aulas práticas, que serão utilizados em mais de 100 escolas estaduais.
Imagem: Divulgação
Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao