Administração Superior da Uespi recebe visita da embaixada japonesa no Brasil
31/01/2024 09h54Fonte Governo do PiauÃ
A Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) recebeu, nessa terça-feira (30), a comitiva da Embaixada do Japão no Brasil na Reitoria da Instituição. Durante a reunião, as autoridades trataram sobre possíveis parcerias, acordos e também discutiram as potencialidades da universidade em relação a atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão.A comitiva japonesa esteve representada pelo Sr. Teiji Hayashi – Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil; Sr. Eiji Takeya – 2º secretário da Embaixada do Japão no Brasil; Sr. Satoshi Morita – Cônsul Principal do Japão em Belém-PA; Sra. Akiko Sasaki – Assessora do Cônsul Principal do Japão em Belém-PA.
Imagem: DivulgaçãoReitoria da UESPI reuniu os representantes das duas partes.
Coordenador de Relações Internacionais, o Prof. Dr. Orlando Berti ressaltou o potencial humano da comunidade acadêmica, destacando que os estudantes, muitas vezes proveniente de famílias agrícolas, demonstram uma vontade e potencial de estudo notáveis. Segundo ele, a maior riqueza não são as edificações, mas as pessoas. Alunos provenientes dos locais mais pobres têm se destacado, não apenas na capital, mas também fora do Estado e até mesmo fora do país, graças às oportunidades proporcionadas pela educação.
“Quando nos encontramos fora do Piauí, seja em outros estados ou até mesmo em outros países, frequentemente nos deparamos com a pergunta: ‘Piauí, que estado é esse? O que ele tem a oferecer?’ Costumamos responder que, se o Piauí fosse um país, ele seria o 41º maior do mundo, portanto agradecemos à Embaixada por olhar para nossa instituição. Estamos certos de que não se arrependerão de estar com a gente e acreditamos que estão plantando sementes valiosas ao fazerem isso", comentou Orlando Berti.
Imagem: Divulgação Coordenador do CRI, Prof. Dr. Orlando Berti.
A relação entre UESPI e Japão já colheu frutos recentemente. Em 2023, o aluno Edilson Morais Brito, do Curso de Ciências da Computação, no campus de Parnaíba, foi selecionado para estágio internacional na cidade de Keihanna, encaminhado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty). O aluno foi contemplado com a vaga ofertada pelo setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil, em Tóquio.
Para estabelecer e firmar ainda mais essa parceria com os japoneses nas pautas educacionais, o reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, parabenizou a comitiva pela visita à instituição e exaltou as iniciativas significativas que a Uespi está implementando no campo das relações internacionais, especialmente no que diz respeito aos cursos de línguas na universidade.
O Reitor tratou sobre diversos temas e apresentou as potencialidades da UESPI para os representantes japoneses
“Atualmente, não oferecemos o curso de língua japonesa e esta lacuna é algo que pretendemos preencher para atender às necessidades de nossos estudantes e contribuir para a sociedade. Vale ressaltar que este esforço não interfere em outros trabalhos realizados e, sim, representa uma colaboração conjunta”, defende o reitor, que tratou sobre diversos temas e apresentou as potencialidades da Uespi aos representantes japoneses
Imagem: DivulgaçãoO Reitor tratou sobre diversos temas e apresentou as potencialidades da UESPI para os representantes japoneses.
O embaixador Teiji Hayashi explicou que Teresina já conta com a presença de dois embaixadores do Japão: Seiji Nakayama e Fabrício Ibiapina Tapety, ambos estabelecendo uma base para pontes e laços. Inicialmente, seu desejo é consolidar ainda mais essa parceria, especialmente no que diz respeito a bolsas de estudo e programas de treinamento. Ele afirma que, atualmente, o governo japonês oferece cerca de 70 a 80 bolsas para estudantes em todo o Brasil.
Imagem: DivulgaçãoTeiji Hayashi ressaltou a parceria entre Japão e Brasil em acordos educacionais.
“O professor Fabrício, por exemplo, estudou no Japão com uma bolsa do Ministério da Educação e continuamos a disponibilizar anualmente essas bolsas para estudantes brasileiros. Através da colaboração com ele, buscamos aumentar o número de candidatos para essas bolsas. Além disso, o professor também teve a oportunidade de estudar no Japão por meio da cooperação com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), que oferece anualmente mais de 200 bolsas para estudantes, especialistas e professores”, pontua Teiji Hayashi.
Imagem: DivulgaçãoChegada da comitiva ao Palácio Pirajá, sede da administração da UESPI.
Citada pelo embaixador, a JICA é a Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Com sede em Tóquio, no Japão, a agência possui 15 escritórios domésticos e 103 escritórios internacionais. No Brasil, atua também no apoio às Comunidades Nikkeis, projetos comunitários e Parcerias Público-Privadas.
Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao