Alegrete do Piauà passa a ofertar Tempo Integral com entrega de escola da Rede Estadual
10/07/2023 09h17Fonte Seduc PI
Imagem: Divulgação
A agenda de universalização da educação de Tempo Integral integrada à Educação Profissional, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), alcança mais municípios em todo o Piauí e chega à cidade de Alegrete do Piauí. O governador Rafael Fonteles acompanhado do secretário da Educação, Washington Bandeira, entregaram o novo prédio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Antônia de Sousa Alencar, que atenderá os estudantes na região do Vale do Rio Guaribas.
A nova unidade educacional teve investimento superior a R$ 3,8 milhões para a estrutura com oito salas de aula, sala de atendimento educacional especializado (AEE), laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, auditório, área administrativa, área para descanso, refeitório e cozinha, banheiros, quadra coberta com vestiários e guarita. Também foram investidos R$ 484.518,60 na aquisição de equipamentos e materiais para a escola.
O prédio novo possui recursos oriundos do precatório do Fundef, contando com investimentos do programa Pro-Piauí, coordenado por Rafael Fonteles, então secretário de estado. Ao percorrer as novas instalações do centro de ensino, o governador Rafael Fonteles reafirmou o compromisso de investir na ampliação do Tempo Integral e Educação Técnica. “Estamos investindo no Tempo Integral, que amplia o tempo de permanência na escola, somadas à formação da Educação Profissional dentro do currículo obrigatório. Essa integração permitirá no futuro que os nossos jovens tenham a melhor chance de progredir na sua carreira profissional independente da sua escolha. Este é o projeto no qual trabalhamos”, enfatizou Rafael Fonteles.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o investimento na oferta do Tempo Integral e do Ensino Profissional, oportunizando os futuros profissionais aptos ao mercado de trabalho. “Entregamos aos piauienses mais uma escola belíssima com salas modernas, laboratórios de informática e de ciências, ginásio e outras estruturas, mas acima de tudo, este é um centro gerador de oportunidades para os jovens de Alegrete e região. O Governador Rafael Fonteles entrega mais uma escola de Tempo Integral. Estamos investindo em mais oportunidades para os jovens conquistarem seus objetivos de ingresso no ensino superior e no mundo do trabalho e assim desenvolverem suas vidas e suas comunidades”, celebrou Washington Bandeira.
A escola atende, atualmente, 191 estudantes da 1ª a 3ª série do Ensino Médio e possui uma nota no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 4,26. Com o novo prédio, os estudantes contarão com uma estrutura completa para fortalecer o ensino-aprendizagem, incentivar o protagonismo estudantil e apoiar grandes talentos.
Universalização do Tempo Integral no Piauí
O Ceti Antônia Alencar é uma das escolas em processo de ampliação do ensino de Tempo Integral anunciadas pelo governador Rafael Fonteles. Até o final do ano, 200 unidades escolares estarão ofertando esta modalidade de ensino.
A estudante do Ceti Antônia Alencar, Carla Larissa, celebrou a oportunidade de ter o ensino de Tempo Integral sem a necessidade de deslocar-se para outro município que oferta a modalidade. “Este prédio era apenas um sonho e hoje estamos desfrutando de uma nova estrutura totalmente moderna com o ensino de Tempo Integral. Entendemos que a estrutura física é um meio que oportuniza fazer cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da melhor forma, sem que tenhamos que ir até outra cidade para estudar em tempo integral. Agora teremos mais suporte ao vivenciar o ensino diante das exigências feitas pela sociedade globalizada”, comentou a estudante.