Aulas presenciais no Piauà têm retorno obrigatório previsto para 18 de outubro
14/10/2021 13h42Fonte G1 PI
Imagem: ReproduçãoTurmas presenciais obrigatórias da rede estadual iniciam dia 18
O governo do estado do Piauí informou que as aulas presenciais passam a ser obrigatórias a partir de 18 de outubro, no estado. A maioria das escolas públicas continua com o modelo híbrido. O retorno estava acontecendo de forma opcional às famílias e escolas, desde que o governo havia liberado eventos com até 500 pessoas.
Com a nova determinação, o retorno vale para todas as modalidades e etapas de ensino, iniciando com a 3ª série do Ensino Médio, a partir do dia 18 de outubro.
Rede estadual
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou ao g1 que todas as escolas já estavam funcionando presencialmente, porém ainda no modelo híbrido.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, o retorno presencial vem ocorrendo gradativamente nas escolas da rede estadual desde o início do segundo semestre deste ano, respeitando os protocolos de segurança e em diálogo constantes com as famílias, as escolas e os profissionais de educação.
"Aqui no Piauí, temos professores e outros trabalhadores da educação com as duas doses da vacina e mais 130 municípios já iniciaram a imunização de adolescentes. Com esse cenário, as últimas recomendações do COE e os investimentos que estamos fazendo nos trazem segurança para ampliar o número de estudantes de forma presencial nas escolas", destacou.
A rede estadual possui 227 mil alunos em 658 escolas espalhadas pelo território piauiense.
A frequência presencial obrigatória será exigida segundo cronograma:
- 18 de outubro 2021 ? a 3ª série do Ensino Médio, em todas as modalidades e suas respectivas etapas;
- 25 de outubro de 2021 - o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental;
- 1ª de novembro de 2021 - 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, a partir do dia 1º de novembro de 2021.
Rede municipal
Na rede municipal de Teresina, o modelo continua híbrido do maternal ao 9º ano do ensino fundamental. Os berçários seguem sem previsão de retorno presencial.
O município também tem um decreto que autoriza as aulas presenciais, porém a Secretaria Municipal ainda avalia o retorno totalmente presencial apenas para o mês de novembro. O número de alunos é de aproximadamente 92 mil em 322 unidades entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Rede particular
Desde o segundo semestre de 2020, os alunos do 3º ano do Ensino Médio das escolas particulares do Piauí retornaram às aulas no modelo híbrido e este ano os outros anos do Ensino Médio e os primeiros anos do Ensino Infantil e Fundamental menor também iniciaram o retorno com esta modalidade.
Em agosto deste ano, a rede particular retomou o modelo presencial no maternal até o 3º ano do ensino fundamental.
“Estamos solicitando o retorno presencial total para os governos. Mas, até o momento, o que conseguimos foi o decreto estadual jogar a responsabilidade para o Município que ainda não se manifestou”, destacou o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Piauí (Sinepe), Marcelo Siqueira.
O Ministério Público do Estado, ainda em setembro, notificou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e o Comitê de Operações Emergenciais (COE) para que sejam feitas alterações no protocolo sanitário das escolas do Piauí, a fim de permitir o retorno de 100% do ensino presencial das aulas até o 5° ano do ensino fundamental, tanto da rede pública como da rede privada. O retorno ainda não aconteceu.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook