Bibliotecas da Uespi recebem investimentos infraestrutura, modernização dos serviços
10/02/2025 09h21Fonte Governo do PiauÃ
As bibliotecas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão passando por um amplo processo de transformação, que inclui investimentos em infraestrutura, modernização dos serviços e ampliação do acesso ao acervo físico e digital. A construção da nova sede da Biblioteca Central do Campus Torquato Neto, em Teresina, é uma das ações mais aguardadas pela comunidade acadêmica.O novo espaço pretende oferecer melhores condições para estudo e pesquisa, além de otimizar a disposição do acervo. Outro projeto em andamento, no campus sede da Uespi, é a reforma da sala de leitura, que proporcionará um espaço adequado para estudo e reuniões acadêmicas.
Imagem: Divulgação
Bibliotecas da Uespi recebem investimentos infraestrutura, modernização dos serviços e ampliação do acesso ao acervo físico e digital.
![Bibliotecas da Uespi recebem investimentos infraestrutura, modernização dos serviços e ampliação do acesso ao acervo físico e digital.(Imagem:Divulgação)](https://www.florianonews.com/images/c2f34d95f149fce5e07ec5a1b0259484.jpg)
Atualmente, os alunos utilizam mesas localizadas no mesmo ambiente do acervo, mas, segundo a diretora da Biblioteca Central, Conceição Bezerra, a reativação da sala de leitura será “uma conquista para toda a comunidade acadêmica, proporcionando um ambiente mais confortável e adequado para pesquisa e aprendizado”.
A ampliação do acervo também tem sido uma prioridade. Entre 2023 e 2024, a Uespi investiu R$ 542.793,97 na compra de 380 títulos e 9.783 exemplares. Conceição Bezerra explica que essa aquisição foi planejada para atender às necessidades de todos os campi. “Desses exemplares, 6.065 foram destinados aos campi do interior e 3.495 para os da capital. O critério para a escolha dos livros tem base nos projetos pedagógicos dos cursos, garantindo que o acervo atenda diretamente às demandas acadêmicas”, destacou a gestora.
Imagem: Divulgação
Além dos investimentos em estrutura e tecnologia, a Uespi também está adquirindo mobiliários novos, equipamentos antifurto e tecnologias assistivas para alunos com deficiência visual.
![Além dos investimentos em estrutura e tecnologia, a Uespi também está adquirindo mobiliários novos, equipamentos antifurto e tecnologias assistivas para alunos com deficiência visu(Imagem:Divulgação)](https://www.florianonews.com/images/74076932d8257ff5343ea2dfd5c4cba0.jpg)
Além da aquisição de livros físicos, a universidade também está em processo de contratação de uma biblioteca virtual, que permitirá o acesso a mais de 10 mil títulos para toda a comunidade acadêmica. Esse serviço é uma resposta à crescente demanda por materiais digitais e à necessidade de democratizar o acesso à informação.
O avanço tecnológico também tem sido uma das frentes de trabalho da gestão das bibliotecas. A implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) trouxe uma série de benefícios, como automação de produtos e serviços, integração da comunidade acadêmica ao sistema e geração automática de fichas catalográficas. “Com a implantação do Módulo Biblioteca no SIGAA, ao longo de cinco meses, a equipe de bibliotecários e técnicos da universidade trabalhou na migração de 14 mil registros catalográficos. Foram realizadas diversas customizações para otimizar a experiência dos usuários e, hoje, contamos com benefícios, como autoarquivamento no repositório institucional e a possibilidade de autoatendimento pelo sistema, no qual todos os cadastrados no sistema poderão realizar o empréstimo de livros”, explicou Conceição Bezerra.
Imagem: Divulgação![Bibliotecas da Uespi recebem investimentos infraestrutura, modernização dos serviços e ampliação do acesso ao acervo físico e digital(Imagem:Divulgação)](https://www.florianonews.com/images/9ab018803468baf11f69a041557dabe3.jpg)
![Bibliotecas da Uespi recebem investimentos infraestrutura, modernização dos serviços e ampliação do acesso ao acervo físico e digital(Imagem:Divulgação)](https://www.florianonews.com/images/9ab018803468baf11f69a041557dabe3.jpg)
Com essa mudança, o repositório institucional da Uespi foi aperfeiçoado e agora permite que alunos e professores façam o depósito de seus trabalhos acadêmicos diretamente na base de dados. A diretora da biblioteca destaca que essa ferramenta fortalece a visibilidade da produção científica da Uespi. “A divulgação da produção científica da universidade é um dos principais impactos dessa modernização. Todos os trabalhos estão sendo depositados e disponibilizados on-line, para consulta e download, mediante autorização formal dos autores. Esse é um passo importante para a preservação e disseminação do conhecimento produzido na Uespi”, completa Conceição.
A universidade tem buscando ainda expandir a integração das bibliotecas criando uma rede unificada entre os campi. No momento, essa integração contempla apenas as bibliotecas dos campi de Teresina: Torquato Neto, Clóvis Moura e Centro de Ciências da Saúde. Mas, a expectativa é que todas as bibliotecas da Uespi sejam totalmente integradas, oferecendo um suporte completo ao ensino, à pesquisa e à produção científica.
Além dos investimentos em estrutura e tecnologia, a Uespi também está adquirindo mobiliários novos, equipamentos antifurto e tecnologias assistivas para alunos com deficiência visual. A intenção é garantir acessibilidade e segurança para todos os usuários.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook