Caravana Educar para Respeitar capacita professores para Educação equitativa e antirracista
09/07/2024 21h28Fonte Governo do PiauÃ
Ampliando as ações de promoção da equidade racial nas escolas da rede estadual de ensino do Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mobilizou, por meio da Caravana Educar para Respeitar, as equipes regionais para formações que visam compartilhar estratégias de enfrentamento às violências contra Direitos Humanos.A capacitação multidisciplinar com o trio gestor das escolas já aconteceu nas Gerências Regionais dos municípios de Piripiri (3ª GRE), Campo Maior (5ª GRE), Bom Jesus (14ª GRE) e Corrente (15ª GRE), entre os meses de maio e julho.
Imagem: DivulgaçãoO Programa Educar para Respeitar visa fornecer documentos orientadores, palestras e oficinas voltadas para a Educação Antirracista.
Na Caravana Educar para Respeitar, os gestores recebem a “Formação para uma Educação Antirracista”, com foco na implantação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio. No segundo momento são trabalhados os “Direitos da População LGBTQIAPN+ nas Escolas”.
“O programa Educar para Respeitar prioriza formar educadores aptos para a implementação de políticas acerca das estratégias de enfrentamento às violências contra a população LGBTQIAPN+, além de desenvolver práticas de enfrentamento ao racismo, incluindo as condições necessárias para a implementação das Leis”, detalhou o secretário da Seduc, Washington Bandeira.
O Programa Educar para Respeitar visa fornecer documentos orientadores, palestras e oficinas voltadas para a Educação Antirracista com foco na Religiosidade e Cultura, aquisição de livros didáticos voltados para as temáticas em Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação Indígena, Quilombola, Educação do Campo e Educação Inclusiva, formação continuada e seminários.
Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao