Confira quais assuntos sobre história do Brasil devem cair no Enem 2021

08/10/2021 08h48


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA Era Vargas, onde ocorre o processo de desenvolvimento industrial brasileiro nos moldes de nacionalismo econômico, e o Governo Juscelino Kubitschek, período de estado liberal demo(Imagem:Reprodução)

O Enem 2021 se aproxima e para ajudar os candidatos a gabaritarem as questões sobre história do Brasil, o professor Ismar Tavares traz uma lista de assuntos que devem cair na prova. Confira:

1. Escravidão negra
A escravidão negra é um assunto sempre cobrados nos vestibulares e, por isso, exige muita atenção por parte dos alunos. As questões sobre esse assunto envolvem a captura dos escravos, o transporte, a utilização, a forma de castigo que eles sofriam e, principalmente, a resistência deles sintetizada na questão da fuga para os quilombos.

2. Constituições
Ao tratar-se sobre Império, o candidato deve focar nas constituições, principalmente na primeira delas, de 1824, que deu a Dom Pedro I o poder moderador. “Lembre-se que características despóticas marcaram o governo de Dom Pedro I e fizeram com que o nosso primeiro imperador acabasse abdicando ao trono em 1831”, afirmou o professor Ismar Tavares.

3. República Velha
Em República Velha, as questões sobre este assunto envolvem estruturas políticas e os movimentos sociais como Canudos e a revolta da vacina, este último bastante recorrente.

4. Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek
A Era Vargas, onde ocorre o processo de desenvolvimento industrial brasileiro nos moldes de nacionalismo econômico, e o Governo Juscelino Kubitschek, período de estado liberal democrático populista, são assuntos bastantes cobrados nas provas do Enem.

Dica: segundo o professor, o regime militar talvez não seja cobrado nesse ano devido ao momento que o Brasil atravessa hoje, com discussões políticas e ideológicas. Mesmo assim, fique atento aos atos institucionais.

5. Nova República
O fato de maior significância neste período é a inflação brasileira, que fez com que presidentes como José Sarney, Fernando Collor e Itamar Franco criassem, respectivamente, os planos Cruzado, Collor e Real.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: professor, enem, assunto