Delegação piauiense participa de Paralimpíadas Escolares em São Paulo

27/11/2024 08h39


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAo todo, 34 atletas do Piauí, de 11 a 18 anos, disputam medalhas nas modalidades de natação, atletismo e bocha.(Imagem:Divulgação)Delegação do Piauí nas paralimpíadas.

A delegação piauiense paralímpica, formada por estudantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e redes municipais de educação, participa em São Paulo, da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que acontece de 26 a 30 de novembro. Ao todo, 34 atletas do Piauí, de 11 a 18 anos, disputam medalhas nas modalidades de natação, atletismo e bocha.

Os estudantes-atletas da Seduc que buscam medalhas no paradesporto para o Piauí nas modalidades de atletismo são: Márcio Vitor Leandro Alves, Antônio Igor da Costa Oliveira e Lucas Daniel Santos Silva, respectivamente, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Wall Ferraz, de Água Branca; Ceti Maria Antonieta, de Valença; e da Unidade Escolar Santa Inês, de Teresina.

Aos 13 anos, Lucas Daniel Silva, da Unidade Escolar Santa Inês, em Teresina, participa pela primeira vez da competição nacional e está ansioso para entrar na pista de atletismo.

Acompanhado pela treinadora Josileny Pires, o velocista Lucas Silva fez sua preparação ao longo dos meses de treinamento para as três provas. "Irei competir nas provas de corrida, salto em distância e arremesso de peso e estou me sentindo bem preparado. Consegui fazer os treinos e tenho a expectativa de conquistar uma medalha no torneio", disse.

Atleta Lucas Daniel durante treinamento em Teresina para Paralimpíadas Escolares..jpg
Márcio Vitor, do Ceti Wall Ferraz, de Água Branca, ressalta a importância do esporte na sua vida. “O esporte me trouxe inspiração para tentar continuar e mesmo que eu não tenha uma medalha, acho importante participar das competições. Espero voltar para casa com uma medalha no peito”, afirma o jovem.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Seduc Esportiva, assegurou a participação dos atletas e técnicos, com as passagens aéreas e custeio nas seletivas para as Paralimpíadas Escolares.

“Cada vez mais o esporte escolar deve ser incentivado por ser uma das ferramentas de inclusão para que os estudantes ampliem seus espaços de socialização e, principalmente, vivenciem novas perspectivas”, pontuou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Na edição de 2024 das Paralimpíadas Escolares, a delegação do Piauí registrou um crescimento no número de participantes em comparação ao ano anterior. Em 2023, foram apenas 18 atletas inscritos na seletiva estadual, com 9 deles garantindo vaga na etapa nacional. Já em 2024, o número de inscritos saltou para 144. Dessa vez, 34 atletas piauiense conseguiram se classificar para a fase nacional, evidenciando o fortalecimento do esporte adaptado no estado.

A competição é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Ministério do Esporte e inclui os esportes: natação, atletismo, bocha, badminton, tênis de mesa e judô. Participam das Paralimpíadas Escolares 2024 os alunos do gênero masculino e feminino, com deficiência física, visual e intelectual, matriculados no Ensino Fundamental, Médio ou Especial da Rede Pública ou Particular.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: estado, estudantes, seduc