Em Bom Jesus, mais de 500 estudantes da rede estadual da Educação revisam conteúdos para o Enem
29/10/2023 08h59Fonte Governo do Piauí
Imagem: Divulgação
Estudantes do ensino médio de 22 escolas jurisdicionadas à 14ª Gerência Regional de Educação (GRE) se reuniram para revisar os conteúdos antes das provas do Enem.

Com a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a ser realizada no domingo (5), os estudantes da rede pública estadual se preparam em mais uma revisão da caravana Novo Pré-Enem + Pré-Saeb Seduc: Na Estrada. Desta vez, os estudantes beneficiados foram os do município de Bom Jesus.
Cerca de 550 estudantes do ensino médio de 22 escolas jurisdicionadas à 14ª Gerência Regional de Educação (GRE) se reuniram na Escola Municipal São José para acompanhar as aulas das disciplinas de Matemática, com Bemerval Castro; Língua Portuguesa, com Walderice Carvalho; Redação, com Hildalene Pinheiro; Ciências Humanas (História), com Keury Campelo; e Ciências da Natureza (Biologia), com Hamanda Soares.
As revisões do Pré-Enem Seduc são marcadas também pela descontração entre as aulas com sorteios de brindes e diferentes desafios. A superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Viviane Holanda, comandou as dinâmicas na revisão e repassou uma mensagem de incentivo a todos.
“Percorremos o Piauí e vimos que os alunos e professores compraram a ideia para que tivéssemos destaque na prova Saeb e também na prova Enem, com mais aprovações. Temos certeza que ‘quem vai bem no Saeb, vai bem no Enem’, pois temos um trabalho dedicado à redação, temos inteligência artificial na plataforma do Canal Educação, materiais de estudantes. Enfim, são diversas ações para que os estudantes alcancem suas aprovações”, lembrou a superintendente Viviane Holanda.
Atenta a todas as dicas dos professores na revisão, Emanuela França, estudante da Unidade Escolar José Lustosa Alves Filho, de Bom Jesus, se sente preparada para o Enem diante do suporte garantido pela escola. "A revisão neste momento é importante para termos novas estratégias e com isso fazermos uma boa prova e ter um ótimo resultado no Enem. A escola tem preparado muitos conteúdos com os simulados do Pré-Saeb o que termina por ajudar na preparação, principalmente na matemática", afirmou a aluna.
Mais Formação Saeb
Outro eixo de preparação da Seduc é dedicado à atualização pedagógica dos professores, tendo mais de 30 professores de Língua Portuguesa e Matemática participando da capacitação “Mais Formação Saeb”. A ação é focada nos docentes, que têm a oportunidade de melhorar seus planos de aula, articular novas estratégias e refletir sobre caminhos diferentes para lidar com os desafios da sala de aula e as dificuldades de cada estudante, baseado em dados e evidências.
Imagem: Divulgação
Estudantes do ensino médio de 22 escolas jurisdicionadas à 14ª Gerência Regional de Educação (GRE) se reuniram para revisar os conteúdos antes das provas do Enem.

Novo Pré-Enem Seduc PPL
Ainda na preparação para o Enem, os reeducandos da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez participaram da revisão, com os mesmos professores e disciplinas da revisão "Na Estrada" em Bom Jesus. Para a reinserção social por meio da educação, a Seduc, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), tem possibilitado a aulas preparatórias para reeducandos das unidades penais do Piauí em instituições de Ensino Superior por meio do Enem PPL.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça o planejamento de ações adedicadas ao Saeb e ao Enem. “Este é o maior programa de inclusão Universitária, com mais de 20 ações que trabalham a mobilização e o reforço para as provas do Enem. E, neste ano, conciliamos a preparação para o Enem e para o Saeb. O trabalho irá continuar até as datas de aplicação das provas com diversas atividades no intuito de preparar da melhor forma os estudantes da nossa rede de ensino", afirmou o secretário.
As revisões organizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram transmitidas pela TV Meio Norte, além da cobertura pela plataforma do Canal Educação no YouTube.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook