Escola da rede estadual de Parnaíba é finalista em prêmio de empreendedorismo

07/01/2025 09h10


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA premiação destaca escolas públicas e privadas do Piauí que desenvolvem projetos de educação empreendedora.(Imagem:Divulgação)A premiação destaca escolas públicas e privadas do Piauí que desenvolvem projetos de educação empreendedora.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Liceu Parnaibano, vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está entre os finalistas do Prêmio Carnaúba Valley 2024, na categoria “Escola Empreendedora”. A premiação destaca escolas públicas e privadas do Piauí que desenvolvem projetos de educação empreendedora. Além disso, o professor Francisco das Chagas Coelho, da mesma instituição, concorre na categoria “Professor Empreendedor”.

O prêmio reconhece iniciativas que promovem a cultura empreendedora no estado. A votação popular está aberta até 20 de janeiro no site oficial do evento: premio2024.carnaubavalley.com.br.

Conquistas do Liceu Parnaibano

O Liceu Parnaibano encerrou o ano com resultados expressivos. A escola foi campeã do Seduckathon, conquistou medalhas de ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e acumulou várias premiações em olimpíadas do conhecimento.

O diretor da escola, Fernando Lima, destacou que a indicação é um reconhecimento do incentivo que a Seduc vem dando às escolas e o trabalho coletivo desenvolvido no Ceti. “A participação ativa dos alunos nos projetos mostra que estamos no caminho certo. Chegar à final do Prêmio Carnaúba Valley reflete o empenho de toda a equipe e a transformação que, com apoio da Seduc, promovemos na vida de cada estudante”, afirmou.

O professor Francisco das Chagas Coelho, finalista na categoria “Professor Empreendedor”, ressaltou que sua indicação representa o esforço conjunto da escola e as oportunidades que estão surgindo com os projetos e programas implementados pela Seduc. Ele orientou a equipe vencedora do Seduckathon, que garantiu aos alunos um intercâmbio nos Estados Unidos.

“Criamos o Laboratório de Estudos em Desenvolvimento de Software (LEDS), que preparou nossos estudantes para o Seduckathon. O trabalho trouxe resultados concretos, como o primeiro lugar na competição”, disse Coelho.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, anunciou que todas as escolas de Ensino Médio da Seduc funcionarão em Tempo Integral em 2025, com oferta de cursos técnicos. As matrículas para novos alunos foram prorrogadas até 19 de janeiro.

“As escolas da rede estadual estão prontas para oferecer oportunidades únicas, com disciplinas como inteligência artificial, robótica, empreendedorismo e com novos cursos técnicos que tem como foco as profissões do futuro, como por exemplo, desenvolvimento de sistemas, programação de jogos, dentre outros. Queremos formar cidadãos e profissionais preparados para o mundo do trabalho atual”, afirmou Bandeira.

Sobre o prêmio

Organizado pela comunidade Carnaúba Valley, o prêmio reconhece iniciativas em inovação e empreendedorismo no Piauí. A cerimônia será realizada em 24 de janeiro, no Auditório do Senac, em Parnaíba.

O processo de seleção teve três etapas: inscrição de projetos, escolha dos finalistas pela academia do prêmio e votação popular. O evento premiará os principais atores que impulsionam novos negócios no estado.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: alunos, projetos, escolas