Escolas da rede estadual do Piauí retomam aulas presenciais para alunos do 3º ano do ensino médio

21/10/2020 08h50


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SeducEscolas da rede estadual retomam as aulas presenciais no Piauí.(Imagem:Divulgação/Seduc)Escolas da rede estadual retomam as aulas presenciais no Piauí.

Após sete meses, as escolas da rede estadual do Piauí retornaram as aulas presenciais nesta terça-feira (20) para os alunos do 3º ano do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A expectativa é que 70 das unidades retomem as atividades até o fim da semana e 155 escolas até o final de outubro.

O primeiro dia de volta às aulas contou com baixa adesão dos alunos. No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, na Zona Sul de Teresina, apenas 23 estudantes resolveram retornar a sala de aula.

"Nós tínhamos 109 alunos para voltar, mas fizemos um questionário para saber quais deles gostariam de fazer esse retorno presencial e muitos ficaram receosos de voltar, apenas 23 alunos resolveram retornar. Estamos fazendo tudo que o protocolo nos ensinou, como piso sanitizante, álcool em gel e pias disponíveis. Temos aulas de segunda a quinta, com sanitização as sextas", explicou a gestora da escola, Djanira Alencar.

O Centro Estadual de Tempo Integral Raldir Cavalcante Bastos, na Zona Sudeste de Teresina, atende 400 alunos, mas somente 100 alunos retornaram para as aulas presenciais. A direção destacou que as atividades seguirá o modelo híbrido, com poucos estudantes em sala de aula e o acompanhamento será feito também pelas aulas remotas.

"Preparamos o pessoal administrativo e informamos aos pais dos alunos, com a entrega de cartilhas de orientação. Vamos continuar com aulas remotas, teremos simulados e revisões para preparar os nossos alunos", destacou o professor Carlos.
Imagem: Divulgação/SeducEscolas do Piauí adotaram protocolos para retorno das aulas presenciais. (Imagem:Divulgação/Seduc)Escolas do Piauí adotaram protocolos para retorno das aulas presenciais. 

Para o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, a retomada das aulas é um processo gradativo e para isso as escolas da rede estadual precisam apresentar um plano pedagógico, além de seguir todas as orientações previstas nos protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus, já estabelecidos pelas autoridades em saúde.

Do total de 456 escolas de ensino médio, mais de 200 unidades enviaram o plano de retomada e 155 foram validados, segundo a Secretaria de Educação. A Seduc não soube informar o total de adesão dos alunos no primeiro dia de retorno das aulas presenciais.

Aulas remotas

O sistema de aulas remotas continuará para os alunos da rede estadual em todas as modalidades de ensino. As aulas presenciais não são obrigatórias e cada escola vai trabalhar de acordo com a sua realidade e condições.

As escolas que estão em reforma, por exemplo, continuarão de forma remota. As escolas dos municípios que estão com alta nos casos da Covid-19, como São Raimundo Nonato, Corrente, Bom Jesus e São João do Piauí, também não retornarão de forma presencial.

"O retorno é opcional. Existem algumas escolas que o índice de alunos que querem retomar é muito baixo e continua no acesso remoto", destacou o secretário.

Tópicos: alunos, escolas, aulas