Estudante de Cocal dos Alves disputa seletiva para OlimpÃada Internacional de FÃsica
18/02/2025 08h59Fonte Governo do PiauÃ
O estudante Hélio Henrique Gomes, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, foi selecionado para participar do Torneio Brasileiro de Física (TBF), que acontecerá de 21 a 28 de fevereiro, em João Pessoa (PB). Ele será o primeiro aluno piauiense de escola pública a disputar a seletiva para a Olimpíada Internacional de Física, um feito inédito para a educação do estado.Aluno da 3ª série do Ensino Médio, Hélio garantiu sua vaga em virtude do desempenho na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) de 2024, onde conquistou a medalha de ouro nacional. Além disso, foi primeiro lugar no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²). “Eu não estava esperançoso na classificação e agora estou surpreso e ansioso com a viagem. O TBF é um evento muito importante e uma das etapas para a seleção do time que representará o Brasil em olimpíadas internacionais”, contou.
Imagem: Divulgação
Hélio Henrique Gomes

O secretário Washington Bandeira destacou que o Torneio Brasileiro de Física é uma das competições mais relevantes do país na área da Física e ressaltou o incentivo da Seduc, por meio do projeto Seduc Olímpica, para que os alunos participem das mais diversas olimpíadas do conhecimento. “A educação do Piauí está se destacando nacionalmente pelo excelente desempenho dos nossos estudantes em competições acadêmicas. O Seduc Olímpica tem sido essencial na preparação desses jovens, abrindo portas e oferecendo novas oportunidades para que eles alcancem grandes conquistas”, afirmou.
Como funciona o torneio
O TBF segue o modelo das Olimpíadas Internacionais de Física, com provas teóricas e experimentais, período de isolamento dos participantes, etapas de moderação, palestras acadêmicas e atividades culturais. Os estudantes selecionados para a competição se destacaram em eventos nacionais da disciplina, como a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e o Torneio de Física para Meninas (TFM).
Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews