Estudantes conquistam ouro e prata em mais uma etapa da 54ª Jornada de Foguetes
20/09/2024 17h27Fonte Governo do PiauÃ
Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Doroteu Sertão, localizado no município de Joaquim Pires, e do Ceti Conselheiro Saraiva, de Batalha, conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, da 4ª turma da 54ª Jornada de Foguetes. As duas escolas são gerenciadas pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc). O evento foi realizado no período de 16 a 19 de setembro, no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
Medalha de ouro nesta etapa, os alunos Iarley Nunes De Carvalho, Domingos Galvão Carneiro e Wesley Spindola De Lima foram orientados pelo professor Francisco das Chagas Silva. O time Titã WDI alcançou o lugar mais alto do pódio após lançar seu protótipo, feito com garrafa pet e canos de PVC, a 262 metros.
“Foi uma experiência única. Estamos muito gratos por todo o suporte dado pela Seduc, para que pudéssemos competir nacionalmente. Esperamos voltar no próximo ano e conquistar resultados ainda mais significativos. Quem sabe, competir no próximo nível?”, celebrou o professor Francisco.
Imagem: DivulgaçãoO evento é organizado pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que reúne as três melhores equipes de cada escola participante para lançar publicamente seus foguetes.
Representante do Ceti Conselheiro Saraiva, a equipe Sagittarius, por sua vez, ganhou a medalha de prata após lançar seu protótipo, feito com garrafa pet e canos de PVC, a 124,5 metros. O time é composto pelos estudantes Ryan Lopes Melo, João Pedro do Vale Borges e Wesley Mateus Cerqueira de Carvalho, acompanhados da professora Raiza Gomes de Sousa.
“Felizmente, conseguimos conquistar a medalha de prata. Se Deus quiser, iremos voltar no próximo ano e buscar a medalha de ouro para nossa cidade, Batalha. Gostaria de agradecer à Secretaria de Educação e à 2ª GRE (Gerência Regional de Educação) por essa oportunidade”, afirmou Ryan.
A 54ª Jornada de Foguetes é um evento científico organizado pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que reúne as três melhores equipes de cada escola participante para lançar publicamente seus foguetes, seguindo o regulamento da competição.
Imagem: Divulgação
Ao todo, 13 equipes representam o Piauí na edição deste ano, totalizando 39 alunos distribuídos em 7 turmas de lançamentos. A MOBFOG 2024 está dividida em quatro níveis e, com cada um destes, são exigidas especificações próprias para o lançamento dos objetos:
- Nível 1: Foguete de canudo movido por impulso de ar comprimido;
- Nível 2: Foguete de papel movido por impulso de ar comprimido;
- Nível 3: Foguete movido com água e ar comprimido;
- Nível 4: Foguete movido com vinagre e bicarbonato de sódio;
- Nível 5: Foguete de propulsão sólida.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook