Estudantes da Rede Estadual conquistam 632 medalhas na Olimpíada Mandacaru de Matemática 2024

19/09/2024 08h43


Fonte Governo do Piauí

Os estudantes da Rede Estadual de Ensino foram destaque na Olimpíada Mandacaru de Matemática 2024. Eles conquistaram 632 medalhas, no nível Lampião - Ensino Médio, entre as escolas da rede pública, sendo 37 ouros, 198 pratas, 397 bronzes e 442 menções honrosas, além dos troféus : 4 Aluno Arretado, 4 Professor Arretado e 4 Escola Arretada.

Micaele Magalhães Brandão Veras, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Inês de Maria Sousa Rocha, conquistou medalha de ouro e se destacou na competição com o troféu Aluno Arretado 2024. A jovem tem no currículo medalhas no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME), Canguru de Matemática e Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Imagem: DivulgaçãoMicaele Magalhães Brandão Veras - Medalha de ouro e troféu arretado - Olimpíada Mandacaru.(Imagem:Divulgação)Micaele Magalhães Brandão Veras - Medalha de ouro e troféu arretado - Olimpíada Mandacaru.

“Eu amo a matemática e a escola sempre nos incentiva a participar das olimpíadas para ter o melhor entendimento do que é cobrado e isso tem dado certo. Fui medalhista em outras olimpíadas da área e quero seguir na carreira como pesquisadora”, afirmou a estudante.

Francisco Yuri de Brito Vieira, estudante da Turma ITA/IME no Ceti Governador Dirceu Mendes, celebrou mais uma conquista. “Gosto muito de competir em olimpíadas e tenho medalhas em edições de matemática, física e química. Estar na turma ITA/IME tem feito a diferença no meu desempenho para alcançar ainda mais medalhas nessas áreas científicas”, disse o estudante.
Imagem: Divulgação Francisco Yuri - Medalhista Mandacaru.(Imagem:Divulgação) Francisco Yuri - Medalhista Mandacaru.

Ao lado deles, Marcus Vinicius Silva Oliveira, do Ceti Valdivino Tito, em Campo Maior, e Deivid José Sales Silva, do Ceti Ritinha Rosa de Moura, em São Miguel da Baixa Grande, também conquistaram o Troféu Aluno Arretado.

Os ganhadores do Troféu Professor Arretado, que reconhece os professores que tiverem o maior número de alunos premiados, foram a professora Denise Crisley do Nascimento Silva, do Ceti José Borba de Carvalho, de Jardim do Mulato; professora Ione Sousa e Silva Soares, da Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior; professor Carlos Alberto Mendes de Carvalho, Patronato Irmãos Dantas, em Campo Maior; e professor Rafael Araújo de Souza, do Ceti Liceu Parnaibano, em Parnaíba.

As escolas Seduc premiadas com o Troféu Escola Arretada, que se destacaram pelo reconhecimento dos melhores desempenhos, foram: Patronato Nossa Senhora de Lourdes (5° GRE); Patronato Irmãos Dantas (3° GRE), Ceti Liceu Parnaibano (1° GRE) e Ceti José Borba de Carvalho (6ª GRE).

Segundo o secretário Washington Bandeira os destaques refletem as ações da Seduc na preparação dos estudantes para as olimpíadas. “Os resultados expressivos são reflexo das ações do projeto Seduc Olímpica, que fortalecem a preparação dos estudantes para as olimpíadas nacionais e tem impacto pedagógico com a melhoria da aprendizagem dos alunos”, afirmou o secretário.
Imagem: DivulgaçãoAlunas medalhistas Olimpíada Mandacaru.(Imagem:Divulgação)Alunas medalhistas Olimpíada Mandacaru.

Olimpíada Mandacaru de Matemática 2024

A Olimpíada Mandacaru de Matemática 2024 acontece no formato presencial e online, sendo organizada em quatro categorias: Cajuína, para estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; Luiz Gonzaga, voltada para alunos do 6º e 7º ano; Zumbi dos Palmares, destinada ao 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; e Lampião, para estudantes do Ensino Médio.

A olimpíada, promovida pela entidade Mandacaru Soluções Educacionais, realizou as provas nos dias 15 e 16 de agosto.

Tópicos: olimp?ada, trof?u, mandacaru