Estudantes da rede estadual de União e Fronteiras adquirem experiência com a Semana da Enfermagem

22/05/2024 10h22


Fonte Governo do Piauí

Os estudantes da Unidade Escolar Filinto Rêgo, em União, e do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Francisco Alves de Sousa, em Fronteiras, da rede estadual de Educação, tiveram a oportunidade de fortalecer os seus conhecimentos e adquirir mais experiência com a realização da III Semana da Enfermagem, promovida anualmente pela escola.

O objetivo do projeto é promover o acolhimento dos estudantes, mostrando a importância dos futuros técnicos de enfermagem e o exercício de sua futura profissão. Com a participação de profissionais que já trabalham na área, a Semana de Enfermagem contou com atividades como palestras, minicurso sobre noções básicas de punção venosa periférica e sinais vitais e uma gincana cultural.

Para a estudante do curso técnico de enfermagem da escola, Laís Santos, a semana de Enfermagem proporcionou uma experiência enriquecedora. “Vivenciando o curso técnico de enfermagem, aprendemos o quão valioso e precioso é o serviço prestado pela equipe de enfermagem. Tivemos a oportunidade de aprofundar todo o conhecimento, adquirir novos conhecimentos e trocar experiências com os alunos mais avançados que já estão na fase final dos estágios. Essa foi também uma oportunidade de conhecer os professores orientadores de estágios”, detalhou a estudante.
Imagem: DivulgaçãoO objetivo do projeto é promover o acolhimento dos estudantes, mostrando a importância dos futuros técnicos de enfermagem e o exercício de sua futura profissão.(Imagem:Divulgação)O objetivo do projeto é promover o acolhimento dos estudantes, mostrando a importância dos futuros técnicos de enfermagem e o exercício de sua futura profissão.

A diretora da unidade educacional, Gleiciane Carvalho, destacou que o projeto proporciona aos estudantes a oportunidade de exercer uma futura profissão de qualidade. “A semana da enfermagem significa criar um momento de reflexão na área da saúde, refletindo a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a recuperação dos pacientes. É um momento de parabenizar a profissão que permite crescer constantemente, tanto em habilidades técnicas quanto em habilidades interpessoais”, afirmou a gestora.

Além do curso técnico de Enfermagem, a escola Filinto Rêgo oferta os cursos de Informática e Administração, com um total de 259 estudantes matriculados. Atualmente 78 estudantes estão realizando estágio por meio da escola.

O CETI Francisco Alves de Sousa, em Fronteiras, foi mais uma das escolas Seduc que realizou a Semana de Enfermagem. Com o tema “Enfermagem em ação: responsabilidade, respeito, ética e cuidado humanizado”, os estudantes da escola contaram com palestra sobre atendimento humanizado em saúde, roda de conversa sobre a importância do estudo e preparação do profissional de excelência e uma palestra sobre os cuidados e ética na enfermagem, além dos relatos da experiência profissional de ex-alunos da escola do curso técnico em enfermagem.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou a importância de projetos como esse para preparar os estudantes para o mercado de trabalho. “É muito importante que os estudantes tenham experiências como essa, além da teoria, para adquirir novos conhecimentos e estarem ainda mais preparados para o mundo do trabalho. Buscamos apoiar e incentivar esses belíssimos projetos desenvolvidos nas escolas que muito contribuem para que os nossos jovens estejam qualificados para desempenhar suas habilidades profissionais”, declarou.

Tópicos: escola, estudantes, curso