Estudantes de Lagoa Alegre embarcam para representar o Brasil em feira de tecnologia na Austrália
30/11/2024 09h23Fonte cidadeverde.com
Imagem: DivulgaçãoEstudantes de Lagoa Alegre embarcam para representar o Brasil em feira de tecnologia na Austrália.
Pouco mais de 270 quilômetros separam o município de Lagoa Alegre do litoral piauiense. Uma distância pequena, se comparada ao trajeto que Adrielly Costa, de apenas 17 anos, percorrerá até ver o mar pela primeira vez.
“Nunca vi a praia e a primeira vez vai ser logo na Austrália. Fico pensando como a vida foi maravilhosa conosco. A gente nem imaginava”, conta a estudante.
Acompanhada de quatro colegas de turma, Ana Luiza Silva, Isabella Cristina Santos, Matheus Nascimento e Cecília Campos, e do professor da disciplina de Desenvolvimento de Sistemas, Allan de Oliveira, a jovem embarcou, nesta quinta-feira (28), com destino a Perth, na Austrália, onde irá representar o Brasil na feira de tecnologia Young Entrepreneurs Showcase (YES), a mais de 15 mil quilômetros de distância de casa.
A viagem, até pouco tempo inimaginável, é fruto do desempenho dos estudantes na primeira edição do Seduckathon. Alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Elon Machado Moita, o time conquistou a 11ª colocação na maratona de programação promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), no primeiro semestre.
Embora apenas as dez primeiras equipes tivessem direito ao intercâmbio, o governador Rafael Fonteles estendeu o prêmio ao time de Lagoa Alegre, que irá representar o país no evento australiano de 2 a 6 de dezembro. Essa será a primeira vez que o YES recebe uma equipe estrangeira. Todas as despesas dos representantes piauienses são custeadas pelo Governo do Estado.
A poucos minutos do seu primeiro voo de avião, Ana Luiza tenta recapitular todo o caminho que foi percorrido durante o ano para que, agora, ela pudesse estar próxima de vivenciar uma experiência que irá carregar por toda a vida.
“Eu nunca imaginaria que o resultado de uma prova teria como consequência uma viagem para um intercâmbio na Austrália. Nós somos as primeiras pessoas da nossa cidade a viajar para outro país por meio de um intercâmbio. As pessoas param a gente na rua para saber mais detalhes”, conta a estudante.
Na Young Entrepreneurs Showcase, o time piauiense irá apresentar o projeto "O Mundo Virtual Off Books – Um Sistema Web para Troca de Livros", plataforma que incentiva a leitura por meio da troca de livros usados e do acesso a publicações digitais, uma iniciativa desenvolvida pelos estudantes para o Seduckathon.
Para os que ficam, o misto de orgulho e saudades dá o tom dos últimos abraços e conselhos pré-viagem. Pai de Cecília, Genilson Batalha confere os últimos detalhes, antes do embarque da filha mais velha. “A gente, como pai, fica com essa sensação de que a filha da gente está em um bom caminho. É uma satisfação enorme e, ao mesmo tempo, bate um nervosismo, por ser a primeira viagem dela. Cecília é uma menina muito tranquila e estudiosa”, conta o pai.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância da iniciativa. "A ida dos estudantes do Ceti Elon Machado Moita à Austrália é um marco. Encerramos o primeiro ciclo do Seduckathon com uma conquista que plantará sementes de um futuro promissor para o Piauí. Estamos preparando nossos jovens para competir em mercados globais e essa experiência será transformadora", afirmou o gestor.