Estudantes denunciam falta de material em clínicas odontológicas da UFPI

22/05/2023 12h49


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Adriana Magalhães/Cidadeverde.comEstudantes denunciam falta de material em clínicas odontológicas da UFPI.(Imagem:Adriana Magalhães/Cidadeverde.com)

Estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) fecharam a entrada principal do campus Petrônio Portela, no bairro Ininga, zona Leste de Teresina, na manhã desta segunda-feira (22).

Os acadêmicos reivindicam a compra de material para as clínicas odontológicas. As clínicas são utilizadas pelos alunos do terceiro ao nono período do curso para atender a comunidade em geral.

"Está faltando material básico. Não temos pasta profilática, não temos material para detectar a placa dentária, tá faltando tudo",
explicou a acadêmica Raynara Kaline, 25 anos, aluna do sétimo período de Odontologia e uma das organizadoras da manifestação.

Segundo os estudantes, uma comissão já foi recebida pelo reitor da Ufpi Gildásio Guedes. " Eles prometeram comprar material. Prometeram até usar o cartão corporativo, mas até agora nada", explicou Raynara Kaline.

Os professores das clínicas de odontologia estão preocupados com a situação. "Nossos professores já disseram que esse mês e o próximo não existe condicionado de atender pacientes", desabafa a acadêmica.

Segundo Raymi Leitão, 20 anos, estudante do 6º período de Odontologia, a falta de material é um problema antigo do curso. "Fizemos uma pesquisa entre os estudantes e mais de 80% já deixaram de atender pacientes por falta de material na Odonto Ufpi. Nossa clínica é referência no atendimento de Odontopediatria. Aqui realizamos desde procedimentos simples, como profilaxia, até casos mais complexos como periodontia e implantes", explica Raime Leitão.
Imagem: DivulgaçãoEstudantes denunciam falta de material em clínicas odontológicas da UFPI.(Imagem:Divulgação)

A realidade sócio-economica dos acadêmicos de Odontologia impede que os próprios estudantes custeiem a compra de alguns materiais. " Fizemos uma pesquisa e 53% dos acadêmicos têm renda familiar de um a três salários mínimos; 54% dependem do transporte público para chegar na UFPI. A realidade sócio-economica do acadêmicos de Odontologia está fora do imaginário de muitas pessoas. Por isso, nós não temos condições de comprar esses materiais para o atendimento dos pacientes. Se a Ufpi não comprar esses materiais básicos para o atendimento nós não temos condições de receber os pacientes na Odonto Ufpi", desabafa o acadêmico.

Por meio de nota, a administração da UFPI informou que já adotou medidas para a compra dos materiais e que a entrega deve acontecer na terça-feira.

Confira a íntegra da nota da UFPI:

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que a indisponibilidade de insumos para as Clínicas Odontológicas se dá por atraso no processo de compra desses materiais, que foi demandado pelo Departamento de Odontologia à Administração Superior da UFPI.

Para agilizar a aquisição dos insumos, a Pró-Reitoria de Planejamento adotou medidas para a compra emergencial dos materiais, que têm previsão de entrega nesta terça (23/05).

A aquisição emergencial ocorre paralelo ao processo licitatório, que será executado pela Administração Superior a partir da regularização dos pedidos de compra pelo Departamento.

O tema foi dialogado em reunião, nesta segunda (22), entre a Administração Superior e alunos de Odontologia, para explicar o processo de compras dos materiais.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estudantes, pacientes, curso