Estudantes desenvolvem tecnologia para prevenir acidentes de trânsito causados pela sonolência

11/12/2024 08h56


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO projeto foi criado por um grupo de quatro alunos da 1ª Série do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Informática para Internet.(Imagem:Divulgação)O projeto foi criado por um grupo de quatro alunos da 1ª Série do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Informática para Internet.

A sonolência ao volante é a terceira maior causa de acidentes de trânsito no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), cerca de 40% dos acidentes nas rodovias federais estão relacionados ao cansaço dos motoristas.

Buscando uma solução acessível e inovadora para enfrentar esse problema, estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Moaci Madeira Campos, em Teresina, desenvolveram um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA) que tem como objetivo reforçar a segurança no trânsito.

O projeto foi criado por um grupo de quatro alunos da 1ª Série do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Informática para Internet. Sob a orientação do Professor Dougllas Oliveira, o sistema utiliza IA e visão computacional para identificar sinais de cansaço e sonolência dos motoristas. A tecnologia é composta por uma câmera que analisa pontos faciais, como olhos, boca e nariz, e emite alertas educativos caso detecte alterações que indiquem fadiga.

“O projeto foi desenvolvido utilizando Python, com aplicação de Inteligência Artificial e visão computacional. Nosso objetivo é treinar o sistema para identificar também motoristas sob efeito de álcool, o que pode ampliar ainda mais sua contribuição para a segurança no trânsito”, explicou o Professor Dougllas Oliveira.

Uma das grandes inovações do projeto é a acessibilidade. Atualmente, sistemas semelhantes só estão disponíveis em veículos de luxo. Nesse sentido, os estudantes planejam oferecer uma alternativa de baixo custo e fácil instalação para que empresas e motoristas possam adotar a tecnologia em larga escala. A ideia surgiu durante a Feira das Profissões, onde o grupo optou por trabalhar com o tema "Segurança no Trânsito".

O estudante Marcos Portela destacou a importância do projeto para a sociedade. “Esses casos de sonolência no trânsito causam muitos acidentes, principalmente de madrugada ou pela manhã cedo. Nosso maior objetivo é expandir essa tecnologia para mais pessoas e salvar vidas”, comentou.

Já Maria Vitória Medeiros celebrou a superação dos desafios durante o desenvolvimento do projeto. “Não foi fácil, mas conseguimos. Essa tecnologia só era vista em veículos muito caros e a nossa expectativa é que mais pessoas possam utilizá-la. O objetivo é oferecer mais segurança no trânsito”, reforçou.

O projeto reflete o compromisso das escolas da rede estadual em promover uma educação inovadora e prática. Além do ensino regular, as escolas estaduais oferecem cursos técnicos tecnológicos que preparam os estudantes para os desafios do futuro, como inteligência artificial, robótica e empreendedorismo.

“O talento e a dedicação dos nossos estudantes são exemplos do que podemos alcançar com educação de qualidade e infraestrutura adequada. Projetos como este mostram como nossos alunos estão preparados para contribuir com soluções reais para a sociedade. Convido todos a fazerem parte das escolas da Secretaria de Educação, onde oportunidades como essa estão ao alcance de todos”, declarou Washington Bandeira.

Matrículas abertas para 2025

As matrículas para 2025 nas escolas estaduais estão abertas até 30 de dezembro para novos estudantes. Todo o processo pode ser feito digitalmente, pelo portal Gov.pi Cidadão (pidigital.pi.gov.br) ou por meio do site da Seduc (seduc.pi.gov.br/matricula). Já a renovação da matrícula deve ser realizada até a próxima sexta-feira (13).

Nas escolas de Tempo Integral, os estudantes têm acesso a cursos técnicos, disciplinas inovadoras, intercâmbios e preparação especial para o Enem, em um ambiente que combina ensino de excelência e infraestrutura de ponta.