Estudantes ocupam reitoria da UFPI e cobram melhorias na energia, segurança e estrutura

07/05/2024 15h29


Fonte ClubeNews

Imagem: Fábio AndradeProtesto de alunos na UFPI(Imagem:Fábio Andrade)Protesto de alunos na UFPI

Alguns estudantes ocuparam a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Petrônio Portela, em Teresina (PI), na manhã desta terça-feira (7). Eles relatam constantes faltas de água, energia elétrica e internet. Na semana passada, universitário denunciaram a situação ao Portal ClubeNews.

Uma manifestação convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) com a participação dos Centros Acadêmicos antecedeu a ocupação.

O protesto também reivindica: melhorias na iluminação, ampliação das frotas de ônibus, atendimento de urgência e emergência para alunos no Hospital Universitário (HU), policiamento não armado e presença de seguranças mulheres.

Os alunos ressaltam a falta de estrutura e pedem por mais recursos para investimentos no Restaurante Universitário.

“Os estudantes vêm para cá (universidade), mas eles não têm muita perspectiva de quando vão se formar, porque todo dia tem um apagão, a internet cai. Eles vêm para cá fazer o quê? Qual a perspectiva? A gente quer se formar”, afirmou Taís Dias, coordenadora-geral do DCE da UFPI.

A TV Clube buscou a assessoria de comunicação da UFPI e aguarda posicionamento sobre a ocupação da reitoria. Sobre as demais demandas, a UFPI pontuou que todos os esforços são feitos para o reestabelecimentos da internet.

Em relação à Residência Universitária, a UFPI pontuou que fornecimento de energia e de água acontecem estão normalizados. Já as ações de melhorias na iluminação e limpeza foram implementadas. As rondas de segurança estão em discussão com a Secretaria Estadual de Segurança para atuação conjunta. 

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews