Estudantes promovem conscientização ambiental com crianças no município de Paulistana

22/10/2024 17h05


Fonte Governo do Piauí

Estudantes da 3ª série do curso Técnico e Profissional em Serviços Jurídicos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucinete Santana da Silva, localizado em Paulistana (PI), uniram-se em um projeto interdisciplinar intitulado “Cidadania em Ação”, cujo objetivo foi conscientizar sobre a importância da coleta seletiva e da destinação correta dos resíduos, promovendo uma cultura de sustentabilidade entre crianças e adolescentes.

Com a orientação dos professores Weverson Neri e José Oliveira, os alunos realizaram palestras educativas na Unidade Escolar Hermínio Rodrigues, abordando práticas de coleta seletiva e o impacto positivo que essas ações podem ter no meio ambiente. O projeto faz parte da disciplina “Energia Renovável e Sustentabilidade”, comum tanto aos alunos de Serviços Jurídicos quanto aos de Energias Renováveis, e buscou inspirar as futuras gerações a se comprometerem com a preservação do planeta.

Natália Amanda, aluna da 3ª série do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico de Serviços Jurídicos, destacou a relevância do projeto em tempos de crise ambiental. “O projeto Cidadania em Ação enriqueceu ainda mais nosso conhecimento sobre a importância de preservar o meio ambiente. As crianças, ao aprenderem sobre a reciclagem do lixo, já começam a entender que podem fazer a diferença para o planeta”, afirmou.
Imagem: DivulgaçãoO objetivo do projeto Cidadania em Ação foi conscientizar sobre a importância da coleta seletiva e da destinação correta dos resíduos.(Imagem:Divulgação)O objetivo do projeto Cidadania em Ação foi conscientizar sobre a importância da coleta seletiva e da destinação correta dos resíduos.

Outro depoimento de destaque foi o de Rafaela dos Santos Souza, também aluna da 3ª série. Para ela, a experiência foi marcante não apenas pela mensagem transmitida às crianças, mas pela oportunidade de aplicar seus conhecimentos fora da sala de aula. “Gostei muito do projeto. Foi uma oportunidade de apresentar nosso conhecimento para outras pessoas, o que torna essa atividade ainda mais valiosa”, comentou Rafaela.

O professor Weverson Neri, um dos organizadores da ação, destacou o caráter interdisciplinar do projeto e a importância de envolver alunos de diferentes séries e áreas de estudo. “Essa integração entre os alunos e a comunidade escolar é essencial para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente”, ressaltou.

O Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, elogiou a iniciativa dos alunos e dos professores, destacando que a Seduc lançou, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o projeto ECO EducAÇÃO. O programa possui um planejamento de ações para implantar a Educação Ambiental de forma integrada, permanente e contínua no Sistema de Ensino Público Estadual do Piauí.

“Quando os alunos se envolvem em projetos práticos e de relevância social, como esse, a formação cidadã e o senso de responsabilidade ambiental se tornam ainda mais sólidos. A sustentabilidade é um eixo transversal que deve envolver todas as secretarias e unidades do Governo, além de fortalecer todos os conhecimentos e a consciência da comunidade escolar e de toda a sociedade a respeito desse tema tão relevante", reforçou Washington Bandeira.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ambiental, projeto, alunos