Estudantes relatam lotação e mais de 2h de espera por ônibus após retorno das aulas na UFPI
22/06/2022 09h15Fonte G1 PI
Imagem: Arquivo PessoalEstudantes reclamam de lotação em transporte público de Teresina após retorno das aulas presenciais em universidade.
Estudantes e trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) relataram transtornos e horas de espera, na volta pra casa, devido à superlotação no transporte público de Teresina, com a retomada das aulas presenciais nessa segunda-feira (20).
Em nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) esclareceu que, atualmente, cinco linhas fazem a rota da instituição. Destas, a principal é a linha 401 – Universidade, que segundo o órgão, está operando com cinco veículos, um aumento de 150% em comparação com o período anterior ao retorno das atividades presenciais na UFPI.
A Strans destacou ainda que, caso seja comprovada a necessidade do aumento da frota, será determinada uma nova ordem de serviço às empresas de ônibus da capital (confira a nota completa abaixo).
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) destacou que a frota de ônibus é disponibilizada conforme a quantidade de passageiros que utilizam o transporte (veja posicionamento ao fim da reportagem).
Imagem: Reprodução/Redes Sociais Estudantes reclamam de lotação em transporte público de Teresina após retorno das aulas presenciais em universidade.
Para o estudante e membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Felipe Ribeiro, o problema era previsível, pois a universidade possui mais de 12 mil alunos, que estão matriculados nos 66 cursos disponibilizados no campus de Teresina.
“A linha 401 é superlotação. A gente já tem relatos de estudantes que estão ficando nas paradas porque não têm como entrar nos ônibus, eles passam direto, principalmente quando vêm da Praça do Fripisa. É algo que a gente já tava prevendo porque eles colocam cinco ônibus pra quase 13 mil alunos. Em momentos passados, a gente teve 12 ônibus nessa linha”, disse Felipe.
“Dentro da própria universidade, muita gente tá ficando nas paradas. Eu peguei o 401 não era nem 18h e ele já não parou mais depois da parada da Prefeitura Universitária. Colocaram cinco veículos, mas não tá dando conta. Jogaram sem planejamento algum”, completou outra estudante, que preferiu não se identificar.
A estudante Dhara Leandro contou que aguardou um ônibus da mesma linha por aproximadamente duas horas e meia. De acordo com ela, no intervalo de tempo, quatro veículos, já lotados, passaram e não aceitaram novos passageiros.
“Ontem eu saí da aulas às 17h e fiquei desse horário até as 19h30 pra pegar um ônibus. Nesse período, passaram quatro ônibus lotados, o motorista nem parou pra deixar entrar mais gente. E os ônibus que não estavam lotados passaram direto pra garagem. Fui chegar em casa mais de 20h", comentou.
Confira a nota da Strans na íntegra
A Diretoria de Transportes Público da Strans preocupada em atender as demandas dos usuários do transporte público, os estudantes e trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a volta as aulas presencial, desde a quarta-feira (15), que está empenhada no ajuste da frota de ônibus que atenda aos estudantes nas linhas que fazem a rota da Universidade Federal do Piauí.
A Gerência de Planejamento de Transporte informa que está monitorando através do sistema CITGIS e dos fiscais do transporte em campo o cumprimento da ordem de serviço das linhas 401 - Universidade, 563 - Universidade Circular I, 365 - Universidade Circular II, 723 - Rodoviária Circular 1, 327 - Rodoviária Circular 2 e todas as demais linhas para assim garantir a operacionalidade do transporte público.
Por fim, já foi verificado através da fiscalização que está tendo o cumprimento da ordem de serviço e um aumento na quantidade de veículos nas linhas que fazem a UFPI, principalmente a linha 401 que está operando com 5 (cinco) veículos no momento, antes era somente 2, e havendo a real necessidade no aumento da frota, será determinado uma nova ordem de serviço aos Consórcios para atender aos usuários do transporte público. Atualmente a ordem de serviço é de 250 veículos.
Confira a nota do Setut
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informa que a frota de ônibus é disponibilizada, de acordo com a quantidade de passageiros que utilizam o transporte na linha determinada. Com o retorno de alguma atividade na cidade, a Strans realiza os ajustes necessários na oferta de ônibus para atender a necessidade dos usuários.