Fui mal no primeiro dia de Enem, e agora? Professor orienta candidatos para segundo dia de prova
08/11/2023 11h57Fonte G1 PI
Imagem: Vivianna Cruz/ Rede ClubeProfessor de matemática Chaguinha.
Você acredita que foi mal no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023? Não desanime. O professor Francisco das Chagas, o Chaguinha, de matemática, do Colégio Equação Certa, orientou que manter o foco é fundamental para ter um bom desempenho no segundo dia de exame, assim, as chances de aprovação aumentam.
ENTRE NA COMUNIDADE DO INGRESSO UNIVERSITÁRIO NO WHATSAPP.
"Esqueça o primeiro dia. Não fique pensando naquilo que deveria ter feito, que poderia ter sido feito, agora é focar no que você ainda pode fazer. Procurar gabaritos e vários sistemas de ensino para corrigir o primeiro dia, bem como estar atrás de professores de redação, para analisar sua redação, de nada vai ajudar nessa reta final", explicou.
A dica do professor é focar, nessa reta final, nas revisões para o segundo dia de provas, para as áreas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias.
Além disso, não tem como saber o resultado da prova apenas pela quantidade de respostas certas, devido o método de correção do Enem. Por esse modelo, são atribuídas pontuações diferentes às questões da prova dependendo do seu nível de dificuldade.
Esse método de correção é chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI).
TRI
O método Teoria de Resposta ao Item (TRI) é utilizado no mundo todo, e começou a ser aplicado no Brasil em 2009 para atender a uma necessidade de garantir uma pontuação mais justa na prova, evitando beneficiar candidatos que acertavam questões pelo famoso “chute”.
Para calcular a nota, é estabelecido primeiramente o nível de dificuldade de cada questão, que varia entre FÁCIL, MÉDIO, DIFÍCIL. Cada questão é colocada em uma dessas definições com base na quantidade de acertos geral - entre todos os candidatos.
Na prática, quanto mais pessoas acertaram uma questão específica, mais fácil ela será. O algoritmo considera essa informação para estabelecer se o acerto de uma questão foi, de fato, por conhecimento sobre o assunto ou por “chute”, e dá pontuações diferentes dependendo dos padrões de respostas do candidato sobre essa mesma questão.
Descansar faz bem
Outra coisa importante antes da última etapa é tirar um tempo para relaxar. É necessário que o aluno descanse e faça algo prazeroso para driblar a ansiedade.
Algumas das orientações das especialistas incluem:
- se afastar das redes sociais;
- evitar comentários de outros candidatos sobre o primeiro dia de prova;
- fugir de qualquer tipo de conflito;
- ficar com pessoas que o deixem feliz e confortável;
- fazer atividades físicas leves;
- comer alimentos da sua dieta habitual; e
- acessar conteúdos diferentes dos aferidos no exame.
Enem 2023
Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.
Dia 5 de novembro:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
- Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada. Veja redações nota mil.
Dia 12 de novembro:
- Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.
- Aplicação Enem PPL 2023/Reaplicação: 12 e 13/12/2023
- Divulgação do Gabarito: 24/11/2023
- Resultados: 16/01/2024
Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao