Inclusivismo: ministro usa termo da teologia para falar de educação de crianças com deficiência

25/08/2021 06h36


Fonte G1 Educação


Imagem: ReproduçãoClique para ampliareducação, mini(Imagem:Reprodução)

 O termo "inclusivismo", mencionado mais de uma vez pelo ministro Milton Ribeiro, não é usado em discussões acadêmicas ou em políticas públicas da área de educação, segundo especialistas ouvidos pelo G1.

É uma expressão que existe apenas na teologia - exatamente a área de formação do ministro Ribeiro - para representar uma ideia sem ligação com o debate educacional.

Segundo Eulálio Figueira, professor de ciências da religião da PUC-SP, "inclusivismo" é uma palavra nova empregada principalmente no campo da pastoral. Ele cita o exemplo do padre Júlio Lancellotti, conhecido por lutar pelos direitos humanos e prestar assistência à população de rua de São Paulo.

"Ele é considerado inclusivista, porque leva a dimensão do credo dele, sem se importar se quem está recebendo a ajuda é católico ou não. Não existe esse proselitismo; não há a preocupação em converter o outro", explica. "Não importa a fé do sujeito a quem se destina a ação."


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook