Inep divulga orientações e medidas contra a Covid-19 para inscritos nos exames nacionais
21/07/2021 15h49Fonte G1
Imagem: Divulgação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, orientações com procedimentos que deverão ser adotados por aqueles que participarem dos exames aplicados pelo órgão, como o Enem.
Segundo o documento "Orientações gerais de prevenção à COVID-19”, disponível no site do Inep:
- É obrigatório usar máscaras cobrindo boca e nariz desde a entrada até a saída do local de provas
- Não serão obrigados a usar máscara os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial
- Durante a aplicação das provas, será permitido retirar a máscara por um momento breve apenas para o candidato beber água e alimentar-se
- É recomendado que cada participante leve sua própria garrafa de água. Ela não precisa ser transparente
- Todos deverão manter a distância de 1,5 metro antes e durante a aplicação das provas, como na ida ao banheiro, nos corredores, na fila para entrar nas salas etc
- Os locais de provas terão álcool em gel disponível a todos, mas cada pessoa pode levar o seu próprio frasco
- Será permitido ao participante realizar as provas com luva transparente ou semitransparente
- Chegar com antecedência de uma hora é uma das orientações para facilitar a entrada com respeito ao distanciamento social.
As provas estarão protegidas em envelopes plásticos e sem contato humano por um período mínimo de três meses anteriores à aplicação do exame. Antes da entrega nominal aos participantes, o chefe de sala higienizará as mãos com álcool.
O documento frisa ainda que, em caso de descumprimento das obrigações de prevenção à Covid-19 ou de infração diante das orientações da equipe de aplicação, o participante será eliminado sem direito à reaplicação da prova.
Candidato com sintomas
Caso o inscrito apresente algum dos sintomas da Covid-19 uma semana antes ou na véspera da aplicação das provas, o Inep orienta que o candidato não compareça ao local do exame e solicite reaplicação pelo site do Instituto, em "Página do Participante". No momento da solicitação, o candidato precisa anexar um documento que comprove a presença dos sintomas. O pedido, então, será analisado pelo Inep.
Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews