Mais de 200 mil alunos da rede estadual retornaram às salas de aula nesta terça (1º)

02/08/2023 08h30


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoMais de 200 mil alunos da rede estadual retornaram às salas de aula nesta terça (1º).(Imagem:Divulgação)Mais de 200 mil alunos da rede estadual retornaram às salas de aula nesta terça (1º).

Os mais de 200 mil estudantes da rede estadual de ensino do Piauí retornaram às aulas nesta terça-feira, 1 de agosto, para o início do segundo semestre letivo de 2023. Com a volta às aulas, o principal foco do Governo do Estado para a educação se mantém na expectativa de que o Piauí alcance o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os profissionais de educação de toda a rede de educação se reuniram na segunda-feira (31) para discutir o planejamento pedagógico do calendário letivo do 2º semestre de 2023; analisar os resultados do Avalia +; Recomposição da Aprendizagem e outras ações do programa Acelera Seduc. O objetivo foi alinhar as estratégias e melhorar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

“Todas as nossas ações até aqui têm como foco o estudante, para que ele aprenda mais e melhor. Dobramos o número de escolas de tempo integral, ampliamos a carga horária de escolas regulares para reforçar o ensino de Língua Portuguesa e Matemática, implementamos novos cursos de educação profissional, entregamos equipamentos, reformamos, ampliamos e modernizamos escolas. Atuamos junto às Gerências Regionais e às escolas para que o nosso estudante possa aprender mais e melhor. Essa é a nossa grande meta”,
destacou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, que acompanhou o retorno das aulas visitando o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, zona sul de Teresina.

Na oportunidade o secretário visitou o espaço educacional, sua estrutura, educação ofertada, conversou com os estudantes e equipe pedagógica sobre as expectativas para o retorno das aulas, trazendo um incentivo para os jovens por meio da educação. “O entusiasmo, a energia e a versatilidade dos estudantes, gestores, coordenadores e professores são extremamente necessários para que possamos avançar na educação. Temos prioridades como elevar a educação do Piauí aos primeiros lugares em todos os índices educacionais, em especial do Ideb do Ensino Médio. Esse contato de proximidade é importante para criarmos um ecossistema de colaboração entre todos os atores”, enfatiza o secretário.

Com muito entusiasmo e alegria, os estudantes da rede estadual foram recebidos de forma calorosa pelos professores, gestores e funcionários, com palavras de incentivo e expectativas para o segundo semestre de 2023.

“Iniciamos nosso semestre com uma acolhida calorosa aos nossos alunos. O segundo semestre será repleto de muitos desafios, avaliações externas, mas não faltará alegria e entusiasmo”, disse o Antônio Filho, diretor do Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes, localizado na zona sul de Teresina.
Imagem: DivulgaçãoO principal foco do Governo do Estado para a educação é que o Piauí alcance o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).(Imagem:Divulgação)O principal foco do Governo do Estado para a educação é que o Piauí alcance o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Ceti João Henrique

O Ceti João Henrique que obteve a nota 5,8, conquistando o 3º maior IDEB do Estado, oferece o Ensino Médio regular de Tempo Integral para 389 alunos. Os estudantes da escola, a cada ano, vêm alcançando grandes destaques no estado com aprovações para o Ensino Superior, prêmios em olimpíadas, projetos e competições.

Cerca de 70% dos alunos que frequentaram a 3ª série do Ensino Médio foram aprovados para cursos do Ensino Superior, este ano. Sarah Emilly, uma das alunas da escola, foi a vencedora da fase estadual da 52ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, tornando o Piauí destaque.

A escola, durante todo o ano, proporciona aos estudantes de terceira série, uma intensa preparação com foco no Enem. Além de desenvolver projetos que incentivam a leitura, a arte e o protagonismo estudantil.

“É sempre com muita alegria que comemoramos a cada dia os destaques dos nossos alunos. Eu sei que isso é um trabalho de muitas mãos, como dos professores que ajudaram muito. Todos queremos o melhor para nossos alunos. Agradeço também ao apoio e disposição da Seduc que muito fizeram por todos nós”, finaliza a diretora da escola, Djanira Alencar.


Tópicos: alunos, escolas, professores