#MeninasOcupam: criança de 8 anos é Secretária da Educação por um dia
18/10/2021 15h53Fonte 180graus.com
Vivian, de 8 anos, mora na Zona Rural de Teresina. Ela ocupou nesta segunda-feira (18/10) o maior cargo da Secretaria de Educação (Semec) de Teresina. A menina fez parte da campanha “Meninas Ocupam”, uma realização da ONG Plan International através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM). A campanha acontece mundialmente, em torno de 70 países, e na capital vai acontecer durante todo o mês de outubro, em alusão ao Dia da Menina.
Na sua manhã como Secretária Simbólica, Vivian destacou projetos que possam auxiliar na educação de meninas e meninos nas escolas do município voltada para redes sociais. Em sua carta, escrita à mão, ela entregou ao Secretário Nouga Cardoso propostas de ensino digital.
“Crianças, principalmente as meninas, são as que mais sofrem assédio, violência doméstica e abusos”, destacou a secretária simbólica. “Isso deve ser trabalhado nas escolas também”, frisou Vivian.
A Secretária da SMPM, Karla Berger, destacou a importância dos projetos de educação para as meninas. Segundo ela, é a partir da geração de crianças e suas demandas que se pode fortalecer as demandas de forma articulada com outros setores. “Cuidar das nossas meninas é uma tarefa de várias gestões, afinal, somos uma gestão integrada”, complementa.
Durante a visita, o Secretário Nouga Cardoso acompanhou o dia de Vivian. Segundo ele, a menina ajuda a melhorar a política educacional voltada para o gênero feminina – com ênfase as meninas que vivem na Zona Rural de Teresina. “Nosso trabalho é de buscar sempre oferecer a melhor educação para essas crianças, respeitando as individualidades e formando cidadãos mais conscientes”, destaca o secretário.
A Campanha “Meninas Ocupam” acontece desde 2016, realizado pela Plan International. A ONG tem como parceira a Prefeitura de Teresina, com a ocupação de cargos públicos em diversas repartições públicas e privadas.
Sobre a Plan International
A Plan International é uma organização humanitária e de desenvolvimento não governamental e sem fins lucrativos, que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. A pobreza, violência, exclusão e discriminação ainda são problemas sociais que mais afetam no mundo, por isso, a ONG atual para proteger os direitos de meninas em situação vulnerável.
A ONG chegou ao Brasil em 1997 e, desde então, vem se dedicando a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook