O que vai mudar no novo Ensino Médio? Mudanças começam em 2025

17/01/2025 09h50


Fonte Escola Educação

A partir de 2025, as escolas brasileiras darão início à implantação do novo modelo de Ensino Médio. A mudança começará com os alunos do primeiro ano e se estenderá gradualmente aos estudantes do segundo e terceiro anos em 2026 e 2027, respectivamente. Esta reforma, sancionada em julho de 2024, visa modernizar a educação e atender às demandas contemporâneas.

Com a nova Política Nacional de Ensino Médio, o objetivo é transformar a abordagem do ensino, abrangendo tanto conteúdos obrigatórios quanto optativos. Essa transformação começa de maneira gradual, permitindo que as instituições se adaptem às novas exigências e preparem os alunos para o futuro.

Novas mudanças para o Ensino Médio
 
Imagem: ShutterstockImplementação do Novo Ensino Médio trará mudanças significativas na educação brasileira, afetando estudantes de todas as séries até 2027.(Imagem:Shutterstock)Implementação do Novo Ensino Médio trará mudanças significativas na educação brasileira, afetando estudantes de todas as séries até 2027.

  • Carga horária
Uma das mudanças mais notáveis é o aumento da carga horária total, que passará de 2.400 para 3.000 horas. Essa nova carga horária inclui um aumento significativo na Formação Geral Básica (FGB), que agora será de 2.400 horas, comparada às 1.800 horas anteriores. Os conteúdos abordados incluem disciplinas como matemática, português e artes.

  • Formação profissional e tecnológica
Para a educação profissional e técnica, a carga horária mínima será de 2.100 horas. Esse aumento de 300 horas visa proporcionar uma formação mais robusta e abrangente aos estudantes, preparando-os melhor para o mercado de trabalho.

O novo modelo educacional prioriza o ensino presencial, permitindo o uso de tecnologia apenas em casos específicos. Para aqueles que optam por estudar à noite, o modelo garante a continuidade das aulas no período noturno. Cada município deve oferecer ao menos uma escola pública com ensino noturno.

  • Impacto nacional
Minas Gerais já se preparou para essa transição, fornecendo diretrizes em dezembro de 2024. No Brasil, há atualmente 6,7 milhões de alunos matriculados em escolas públicas de ensino médio e 986 mil em instituições privadas, que serão impactados por essas mudanças.
A implementação do novo Ensino Médio se propõe a modernizar e diversificar a educação brasileira, preparando melhor os jovens para os desafios do futuro.

Por fim, a expectativa é que, com estas alterações, a qualidade do ensino no país dê um salto significativo, beneficiando milhões de estudantes em todo o território nacional.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ensino, alunos, carga